O Diretor Adjunto do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), de Vilhena, Guilherme Naré, em entrevista ao Extra de Rondônia, na manhã desta quinta-feira, 7, informou que a partir do mês de setembro passa a vigorar um aumento de 30% no valor da água, bem como uma taxa para recolhimento do lixo.
Segundo ele, o aumento é permitido por lei e tem como objetivo contribuir nas despesas para recolhimento dos resíduos sólidos, que desde a segunda-feira, 4, não está mais sendo depositado no lixão, em acordo com a lei 12305, que permite apenas depósito de resíduos em aterros sanitários.
A cobrança, segundo os técnicos do SAAE, será aplicada dentro de uma fórmula que será calculada automaticamente pelo sistema eletrônico da autarquia. O cálculo é pautado com as seguintes características: fator correção multiplicado pelo número de coleta semanal.
O resultado será somado àquele obtido através da multiplicação do metro quadrado de área construída pelo valor do metro quadrado da área construída.
A fórmula de cobrança apresentada pela entidade foi aprovada pelo promotor de justiça Pablo Viscardi, que acompanhou a palestra. Segundo ele, a proposta é justa, uma vez que colabora com a limpeza do meio ambiente, e o preço cobrado pelo lixo será pautado dentro do quadro equivalente de gastos de cada residência, de forma individual.
Com as readequações para destinação de resíduos sólidos, o custo operacional do SAAE para adequar o município às normas da lei é de R$ 600 mil mês. Este valor será rateado entre os moradores.
Texto: Extra de Rondônia
Foto: Extra de Rondônia