A Polícia Civil recebeu da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), na segunda-feira (2), um veículo tipo van equipado com sistema móvel de inspeção, que inclui aparelho de raio-X. O mecanismo é utilizado para detectar drogas, armas, munições e explosivos em bagagens e será utilizado no município de Vilhena, que faz divisa com o estado de Mato Grosso.
A entrega da van ocorreu em frente ao prédio da Direção Geral de Polícia Civil (DGPC), na avenida Farqhuar. A delegada geral adjunta Juracy Henrique de Souza Aguiar, o diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), Eliseu Muller de Siqueira receberam o veículo.
O Sistema Móvel de Inspeção de Segurança foi adquirido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) a partir de convênio firmado pelo governo do estado através da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sedesc). Custou R$ 727 mil.
O aparelho de raio-X reforça a fiscalização de veículos, com economia de tempo, pois sem ele a revista é feita manualmente. A outra vantagem é a eficácia, uma vez que a amostragem indica com precisão a existência de bagagem ilícita. O veículo também é equipado com um grupo gerador.
Por ser uma unidade móvel pode ser empregada em qualquer faixa de fronteira e, por isto, será importante no combate ao tráfico de drogas e o transporte ilegal de armas e munições no cone sul de Rondônia.
Outra van com as mesmas características foi entregue na semana passada à Polícia Militar e foi encaminhada para o distrito de Jacy-Paraná, área sob jurisdição 1º Pelotão de fronteira.
Autor: Nonato Cruz
Foto: Polícia Civil