O presidente da Câmara de Vereadores do município de Cerejeiras, Saulo Siqueira de Souza (PSD) se pronunciou sobre a matéria veiculada pelo Extra de Rondônia, no dia 5 de abril, a qual relata uma verdadeira farra de diárias que acontece no parlamento da pequena cidade componente do Cone Sul de Rondônia.
Saulo deixou a entender em seu pronunciamento proferido durante sessão ordinária, e gravado por um internauta desta página eletrônica, que os valores das diárias adquiridas pelos vereadores não são motivos de alarde, isso porque segundo ele mesmo, a cada viagem que os parlamentares fazem acabam trazendo recursos para o município.
A justificativa do vereador, apesar de incoerente, mostra a falta de respeito que tem com os moradores da cidade. Os comentários feitos na seção liberada pela diretoria deste site mostram que a população clama por melhorias em vários setores da comunidade, notadamente na infraestrutura.
A função do vereador é cobrar ações do Poder Executivo acerca de melhorias para a cidade, que beneficiem as pessoas. Os vereadores-viajantes que tanto buscam recursos para o município de Cerejeiras, principalmente durante feriados, poderiam concretizar essas ações e aliviar os problemas sociais enfrentados pela comunidade.
Somente no ano de 2014, os parlamentares cerejeirenses gastaram exatos R$ 97,905 mil em diárias. Se dividido o valor pelos doze meses do ano (nem levando em conta as férias parlamentares e feriados) cada vereador gastou R$ 8.158,75, dinheiro utilizado para “captar recursos” fora da cidade. O presidente da casa defendeu-se, ainda, dizendo que não havia interesse do site em divulgar recursos captados pela câmara.
Porém nenhuma informação do gênero chegou à redação deste veículo de comunicação. E o que é pior: nenhuma notícia sobre conquistas de recursos buscados pelos edis foi publicada no site institucional da câmara de vereadores de Cerejeiras, um indicativo de que o presidente da casa tentou justificar o injustificável. Basta uma rápida pesquisa no site pra perceber (como pode ver no print feito na seção “Notícias da Câmara”).
O vereador Saulo Siqueira, que foi um dos que mais gastou diárias no ano passado, tentou descreditar o material veiculado pelo Extra de Rondônia na tentativa e retirar o foco sobre as atuações parlamentares da casa de leis. Cabe ao vereador, agora, mostrar à população todo o dinheiro arrecadado pelos “edis” em suas andanças pelas capitais. Gastar dinheiro dos outros é bem fácil. Os vereadores não estão conseguindo justificar tamanha despesa.
Veja mais sobre o assunto através do link:
Texto: Extra de Rondônia
Foto: Extra de Rondônia