Passados quase dois meses do ocorrido, o desastre que reduziu a escombros um dos maiores empreendimentos da cidade, o Park Shopping Vilhena, ainda carece de elucidação.
Por enquanto, a perícia da Polícia Civil não chegou a nenhuma conclusão acerca do que provocou o incêndio, entretanto é possível fazer uma avaliação sobre o que o acontecimento pode deixar como aprendizado a população da cidade. “Prevenção, atenção e seguir com zelo as recomendações do Corpo de Bombeiros (CB) é fundamental”, destaca o assessor de imprensa da corporação em Vilhena, Tenente-CB Moacir.
Ouvido pela reportagem do Extra de Rondônia, o oficial explicou que ainda é difícil saber detalhes sobre a tragédia, e tudo o que se afirmar sem que o laudo pericial seja concluído não pode ser considerado mais do que especulação. “Mas há indícios que o incêndio foi mais intenso no setor de bebidas, devido ao fato de que naquele ponto do complexo garrafas e recipientes de vidro chegaram a derreter, indicando que o calor ultrapassou o ponto de fusão do vidro, que é de mil e duzentos graus Célsius. Do lado oposto da loja, onde ficava o setor de frutas e verduras, aparentemente o fogo apenas ‘lambeu’ a estrutura, uma vez que chegamos a encontrar produtos intactos, inclusive cachos de uva”, revelou Moacir.
Porém, ele ressalta que apenas com o laudo oficial a tese pode ser confirmada ou não. Mas o que importa, na verdade, são as lições deixadas pela situação. Primeiro, a constatação que é preciso estar em alerta permanente, pois a qualquer momento pode ocorrer uma tragédia destas proporções. “É preciso investir constantemente em segurança, e as empresas devem atentar para a necessidade de se ter um grupo treinado para enfrentar situações inesperadas. O Corpo de Bombeiros oferece treinamento para formação de Brigada de Incêndio composta por pessoas das próprias empresas, que numa ocorrência semelhante pode fazer grande diferença. Os interessados podem procurar a corporação para tomar conhecimento acerca do procedimento”, explicou o tenente.
A recomendação é que a brigada é fundamental para firmas com mais de cinquenta funcionários. Outra questão a ser considerada é a justificativa dos investimentos feitos pelo governo ao longo dos últimos anos na estrutura do Corpo de Bombeiros de Vilhena. “Em termos de equipamento e efetivo conseguimos comprovar que estávamos preparados para enfrentar um problema de tal dimensão. Tivemos apoio de efetivos de outras cidades, além da prefeitura vilhenense e de empresas locais, o que potencializou o trabalho, contribuindo para que evitássemos que o incêndio atingisse outras construções nas imediações, além de preservar parte da estrutura do shopping. Se não fosse a somatória destes fatores a destruição poderia ter sido bem maior”, avalia Moacir.
O sinistro ocorrido em Vilhena servirá como referência à corporação, que está preparando vídeos institucionais para serem utilizados na formação de novos bombeiros, assim como para estudos e análises técnicas. “Temos que tirar algo produtivo do que aconteceu e usar o caso como lição para tentar evitar que outras situações deste porte venham a ocorrer no Estado”, finalizou o tenente.
Fonte: Extra de Rondônia
Foto: Extra de Rondônia