O plenário da Câmara de Vilhena deverá lotar na manhã desta quinta-feira, 19, quando os vereadores analisam o relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada para investigar supostos atos de corrupção na gestão do prefeito Zé Rover (PP).
O relatório apresentado pela CPI, formada pelos vereadores Carmozino Taxista (presidente), Célio Batista (relator) e Vanderlei Graebin (membro), não aponta crime administrativo e, por tanto, requer que o prefeito seja inocentado.
Por se tratar de questão administrativa/política, o Legislativo é soberano para inocentar ou até mesmo cassar o mandato de Zé Rover. Para a cassação, serão necessários 7 votos contrários ao relatório.
O ato de julgamento começará às 09h00, no plenário da Casa de Leis. Conforme o regimento interno, todos os vereadores terão direito a justificar seu voto em plenário.
Antes do julgamento, entretanto, o prefeito terá direito a se defender na tribuna da Casa. Porém, já que o prefeito está de viagem à Brasília, o site apurou que a defesa será feita pelo advogado Reginaldo Ribeiro de Jesus, que estará presente na sessão para tentar conseguir arquivamento das denúncias contra o chefe do executivo municipal.
Tentando saber a decisão dos nobres parlamentares, o Extra de Rondônia entrou em contato telefônico com todos eles. A maioria já decidiu o voto, sendo que apenas 3 não se manifestaram. O resultado, por enquanto, é o seguinte:
CASSAÇÃO: Junior Donadon (Sem partido), Marta Moreira (PSC) e Valdete Savaris (PPS)
INOCENTAR: Carmozino Taxista (SDD), Célio Batista (PP), Vanderlei Graebin (SDD) e Marcos Cabeludo (PHS)
DECISÃO SÓ EM PLENÁRIO: Jairo Peixoto (PP), José Garcia (DEM) e Maria Jose da Farmácia (PDT)
Texto: Extra de Rondônia
Foto: Extra de Rondônia