O município de Cabixi foi sede de mais uma edição da “Operação Justiça Rápida Itinerante”, evento idealizado pelo Poder Judiciário do Estado de Rondônia. As audiências começaram a ser realizadas no início da manhã deste sábado, 23, e só serão finalizadas quando as 86 pessoas que requisitaram o serviço tiverem seus casos atendidos.
De acordo com o Juiz da Vara Cível do município de Colorado do Oeste, Eli da Costa Junior, coordenador local do programa, a justiça rápida tem como objetivo atender e solucionar no ato problemas de menor gravidade como, por exemplo, cobranças, reconhecimento de paternidade, alimentos, registro de guarda, retificação de casamento, entre outros.
Ele explica, ainda, que o projeto foi criado visando atender problemas mais simples com o intuito de acelerar a solução destes tipos de casos, e consequentemente diminuir o número de processos que tramitam na justiça.
O grande diferencial do programa é justamente a facilidade em se resolver os problemas, uma vez que não há a necessidade da presença de um advogado para representar as partes, e não há custos para os usuários deste serviço.
A Operação Justiça Rápida Itinerante conta, inclusive, com a participação do Ministério Público (MP) e Defensoria Pública.
As audiências estão sendo realizadas na Câmara Municipal de Cabixi e os servidores do Poder Judiciário foram recebido pelo Prefeito do município, Izael Dias (PTB) .
Fonte: Extra de Rondônia
Texto: Rômulo Azevedo
Foto: Rômulo Azevedo