Recentemente, o procurador da República José Rubens Plates, do Ministério Público Federal, instaurou um inquérito civil público para apurar possíveis irregularidades na aplicação dos recursos públicos destinados à construção da Casa de Apoio dos portadores de doenças renais em Vilhena.
O programa é financiado também por recursos públicos federais, por meio do convênio nº 175/PCN/2008, entre o Ministério da Defesa (Programa Calha Norte) e a prefeitura do município.
Apesar da conclusão da Casa de Apoio, o procurador acredita ser importante continuar verificando se há irregularidades nas obras. “Este aprofundamento das investigações faz-se necessária, sobretudo pelas diversas obras públicas inutilizadas ou mal utilizadas nesta região do país, bem como da importância social do aludido empreendimento (atendimento a pacientes com doenças renais)”, afirmou ele na portaria número 30.
Além da verificação de documentos, o inquérito tomará outras ações para a investigação. “Que seja verificado o possível endereço da Associação de Portadores de Doença Renal Crônica e Transplantados Renais de Vilhena ou de seus diretores (se necessário pesquisar na ASSPA). Após isso, solicite-se informações (por ofício ou e-mail), indagando se a Casa de Apoio dos Portadores de Doenças renais no Município de Vilhena está em funcionamento e quais suas condições de atendimento”.
Texto: RondoniaVip
Foto: Esteban Vera