Pernambucano, semianalfabeto e agora com epilepsia. Miguel Paulo da Silva, 77 anos, chegou à redação do Extra de Rondônia na manhã desta quinta-feira, 9, acompanhado de seu amigo, o vendedor de picolé Mauro Batista de Matos.
A dupla de jeito simples, conversa tímida, e de fala amigável procurou o site para pedir ajuda ao idoso, que depois de dois anos pagando as prestações de sua residência, no bairro Cohabinha, onde morava com a ex-mulher, teve que sair da propriedade por conta da separação, segundo ele.
Miguel Paulo contou que terminou seu relacionamento com a ex-esposa e deixou tudo para ela. “Fiquei sem nada, e o Mauro acabou me ajudando. Estou morando na casa dele de favor, mas estou decidido a ir embora pra minha terra para ajudar minha irmã cuidar de minha mãe”, explicou o aposentado.
Segundo Miguel, ele mora em Rondônia desde os seus 24 anos, e depois do término de seu relacionamento descobriu que a mãe, Josefa Constância da Silva, de 102 anos, não está passando muito bem. “Converso sempre que posso com ela por telefone. Percebo que ela precisa de mim por perto e quero voltar para ajudar a cuidar dela”, disse o idoso, já com lágrimas nos olhos.
A mãe de Miguel mora junto com a filha, Maria Paulo da Silva no município pernambucano de Serra Talhada, que fica a cerca de 412 km da capital, Recife. A ajuda que o aposentado pede é apenas auxílio no transporte para que ele possa chegar até lá. “Eu consegui a passagem gratuita, porém só para abril, talvez em maio, segundo a atendente de guichê. Eu quero ir embora o quanto antes”, conta o idoso.
O amigo, Mauro Batista de Matos, contou que Miguel passou cinco dias internado no Hospital Regional Adamastor Teixeira de Oliveira. “O médico disse que ele sofre de epilepsia, e o proibiu de viajar sozinho. Estamos tentando junto à comunidade uma ajuda de custo para que eu possa ir com ele até lá”, explicou. Mauro contou, ainda, que a passagem até o município onde está a família de Miguel custa aproximadamente R$ 600, e que a metade desse valor já ajudaria o idoso.
Os interessados em ajudar Miguel Paulo da Silva podem entrar em contato pelo telefone (69) 9952 0071, ou pessoalmente na Rua H10, quadra 13, casa 17, bairro Coahabinha.
Fonte: Extra de Rondônia
Texto: Rômulo Azevedo
Foto: Esteban Vera