O preço da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deverá subir em Vilhena. O reajuste é por causa de uma resolução do Departamento Nacional de Trânsito, que exige a realização de aulas em equipamentos simuladores nas autoescolas.
Apesar da resolução, ainda nenhuma autoescola do município adquiriu o equipamento. De acordo com Celso Schneider, proprietário de uma autoescola em Vilhena, o valor da compra do aparelho, que custa aproximadamente R$ 40 mil, e outros custos de manutenção, deverão ser os principais fatores para o aumento da CHN. Celso explicou que está esperando um comunicado do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran) sobre os procedimentos para a implantação dos simuladores no município.
De acordo com Celso, nenhuma autoescola de Rondônia tem simulador de direção. “Acho que vai demorar para que os aparelhos sejam implantados. Há poucas fábricas no país responsáveis pela fabricação dos simuladores”, esclareceu Celso.
O equipamento simula situações cotidianas no trânsito e, de acordo com a resolução, cada aluno deverá realizar cinco aulas de 30 minutos, que serão classificadas como “semipráticas”.
Fonte: Extra de Rondônia
Texto: Extra de Rondônia
Foto: Ilustração