Para cuidar de sua saúde, o deputado estadual Neodi Carlos (PSDC), apresentou à mesa diretora o pedido de licenciamento do mandato, por 121 dias, e a Assembleia Legislativa convocou e empossou Cletho Muniz, o Brito do Incra (PSD), 1º suplente da coligação PSDC/PPS.
O novo deputado foi encaminhado ao plenário pelos deputados estaduais Valdivino Tucura (PRP) e Edvaldo Soares (PMDB), onde fez o juramento de posse e foi empossado, em sessão presidida pelo deputado estadual Maurão de Carvalho (PP), 1º vice-presidente da Casa.
Brito do Incra apresentou sua declaração de bens e renda e sua certidão eleitoral, emitida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Rondônia (TRE/RO), e assinou o termo de posse e apresentou seu nome parlamentar.
Após a posse, o novo parlamentar fez um rápido discurso. “Quero agradecer a Deus por este momento tão importante na minha vida, um dos mais importantes que já vivi”.
Ele aproveitou para pedir que a saúde do deputado Neodi seja restabelecida rapidamente, para dar continuidade aos seus projetos. “Eu e minha família e amigos, rogamos que o deputado Neodi se recupere. E quero dizer aos funcionários do gabinete do deputado que serão meus parceiros nesta missão tão importante. Estou entrando aqui para somar”, destacou.
Brito disse que terá lealdade com a Casa e com a população de Rondônia. “Também estou à disposição das lideranças do meu partido, o presidente regional Moreira Mendes (PSD) e o deputado Hermínio Coelho (PSD), presidente da Assembleia”, completou.
O novo deputado registrou a presença de funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), e disse que as duas pastas serão representadas e defendidas por ele, acrescentando o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a promoção da reforma agrária em Rondônia.
Ao final, ele agradeceu aos seus familiares e disse que o tempo que vai ficar como deputado vai honrar o mandato e garantiu que não vai envergonhar a nenhum que confiou nele.
Maurão de Carvalho deu as boas vindas ao novo deputado, destacando que ele recebeu apoio dos servidores do Incra e da Sedam, órgãos que ele dirigiu em Rondônia. “Isso mostra a credibilidade e o respeito que o Brito conquistou. Desejo que possa ter um mandato, embora curto, com muito trabalho e realizações”, disse.
O deputado estadual Edvaldo Soares falou em nome da Casa. “A gente sabe das dificuldades que enfrentam os suplentes e sei da alegria que está ao tomar posse e em nome dos colegas desejo que seja bem vindo a esta Casa. Temos muitos projetos importantes para debater e discutir na Assembleia e conto com a sua contribuição”, destacou.
A deputada Glaucione Rodrigues (PSDC) saudou o novo deputado e afirmou que o seu trabalho vai ser realizado com a mesma sintonia que vinha sendo feito com o deputado Neodi. “Seja bem vindo e estou à disposição para trabalharmos em parceria e para somarmos. O senhor merece estar aqui”, observou.
Epifânia Barbosa (PT) também desejou sucesso em sua missão e registrou solidariedade ao deputado Neodi. “A gente espera que ele supere esse momento difícil e que o deputado Brito do Incra possa desempenhar com a mesma responsabilidade e dedicação o seu mandato”, afirmou.
Claudio Carvalho (PT) observou que a vontade do suplente é assumir uma cadeira, mas que ninguém deseja o mal a terceiros para assumir. “Também assumi a titularidade, com a posse do deputado estadual Jesualdo Pires (PSB) como prefeito de Ji-Paraná. Conheço seu trabalho e desejo muita felicidade em seu trabalho aqui nesta Casa”.
Epifânia fez a leitura de uma mensagem encaminhada pelo deputado federal Carlos Magno (PP), saudando a posse de Brito e desejando pronta recuperação ao deputado Neodi.
Quem é Brito do Incra
Cletho Muniz de Brito, o Brito do Incra, obteve 13.356 votos nas eleições de 2010, pelo PSDC. Ele é de Nanuque, em Minas Gerais, e já ocupou o cargo de secretário estadual da Sedam e foi superintendente do Incra em Rondônia, por duas vezes, entre 1995 a 1998. O deputado empossado reside há 33 anos em Rondônia e desde que chegou atua como funcionário do Incra.
Atualmente, ele ocupava o cargo de adjunto do Incra e chefe da Divisão de Desenvolvimento do órgão federal. Brito é casado com Amélia Brito e pai de Janaina Brito, Viviane Brito e Ticiane Brito.
Autor: Eranildo Luna
Fotos: Decom