Em 2013, a Vigilância Sanitária de Vilhena realizou uma operação de fiscalização nas 40 padarias do município.
Os fiscais encontraram alimentos vencidos, máquinas enferrujadas e falta de higiene. Isto, de acordo com fiscal da vigilância sanitária, Edvaneide Caçula, motivou a interdição de 40% das padarias na cidade.
Os estabelecimentos reabriram após atenderem as recomendações da vigilância. Segundo ela, a situação era crítica, que até fezes de ratos foram encontradas nas padarias.
Edvaneide informou que a fiscalização aconteceu após uma recomendação do Ministério Público, que pediu para a Vigilância Sanitária investigar o motivo de várias padarias, na época, estarem entregando pães em caixas de ovos, o que é proibido por Lei. “Essa situação pode contaminar os pães. O ideal é que os pães sejam entregues em vasilhas de plástico”, esclareceu.
A fiscal afirmou ainda que 80% das padarias fiscalizadas foram notificadas, e 30% foram multadas. Ela salientou que os problemas foram encontrados tanto em padarias localizadas no centro da cidade e nos bairros periféricos. “Nesse sentido, vamos continuar com as fiscalizações”, finalizou Edvaneide.
Texto: Extra de Rondônia
Fotos: Vicente Moreira / Ilustração