Na manhã desta quinta-feira, 20, o rio Madeira atingiu a marca de 19,30 metros de nível. Segundo os dados coletados pela Marinha do Brasil através da régua da HERMASA, dentro de um período de poucas horas o rio Madeira subiu oito centímetros, numero assustador para maioria da comunidade que espera ansiosamente pelo recuo do rio.
Um dos fatores que contribuiu para o rápido e volumoso aumento do nível do rio Madeira foi a forte chuva que caiu em Porto Velho durante toda a madrugada. A previsão meteorológica para Porto Velho não são das mais animadoras, segundo informações até o dia 02 de abril a previsão é de que chova todos os dias em Porto Velho.
Dentro da cidade outro problema começa se intensificar desde o inicio da semana, a mortandade de peixes genuínos do rio Madeira registrado por moradores de várias regiões da capital. São centenas de peixes perecendo à poluição da água localizada dentro da cidade.
A Caixa Econômica Federal montou uma base móvel aos fundos da prefeitura de Porto Velho para realizar para orientar à comunidade atingida pela cheia sobre os tramites para o saque do FGTS que já está disponível a partir desta quinta-feira.
O valor limite estipulado pela Caixa Econômica para retirada de dinheiro do FGTS é de R$ 6.200,00 reais por atingido que tenha direito de receber o benefício. Rapidamente uma grande quantidade de pessoas se reuniu ao entorno da prefeitura para receber as orientações necessárias.
Já na BR-364 a situação permanece caótica, ainda não foi confirmado nenhum rompimento na estrada, porém erosões na pista começam a aumentar e o DNIT diariamente realiza reparos em vários setores da rodovia que estão encobertos pela água. A Agência Nacional de Águas (ANA) prevê que o Madeira pode chegar a 19,50 metros no começo de abril.
Fonte: Rondoniaovivo