Em nota enviada ao Extra de Rondônia, o secretário municipal de saúde de Vilhena, Vivaldo Carneiro, rebateu acusações da vereadora Maria José da Farmácia (PDT) e apontou avanços no setor na gestão do prefeito Zé Rover.
Vivaldo afirmou que a atual administração “saiu de uma situação quase calamitosa” no setor, ao ponto de Vilhena não ter um hospital adequado para atendimento ao público.
Com relação à denúncia levantada pelo médico Rafael Albuquerque, da falta de condições de trabalho no posto de saúde João Luiz, o secretário de saúde explicou que “é um fato isolado”.
O site deixa espaço disponível à vereadora, ao médico Rafael e a qualquer ex-membro de gestões anteriores para eventuais esclarecimentos.
>>> LEIA, ABAIXO, A NOTA NA ÍNTEGRA:
Quem conhece Vilhena há mais de cinco anos sabe o quanto o serviço de saúde pública avançou em nosso município nesse período. É nítido que ainda temos muito que melhorar, afinal saímos de uma situação quase calamitosa para buscar atendimento humanizado, não só para a cidade, mas para todo o Cone Sul.
Quando a atual administração assumiu o município, tínhamos apenas 42 médicos na rede pública de Vilhena. Hoje contamos com 98 profissionais atuando. Não tínhamos um hospital adequado para atendimento ao público. Reformamos e ampliamos todo o Hospital Regional, reforma está que a vereadora Maria José disse em tribuna ser desnecessária, “que não se coloca remendo em roupa velha”. Hoje, o HR conta com enfermarias mais espaçosas, menos leitos por quarto, climatização, banheiros adaptados, e podemos dar ao usuário um atendimento mais digno. Embora a vereadora insista em dizer que não é importante a reforma, nós priorizamos o ser humano e vamos continuar investindo em reformas e ampliações, porque entendemos que para o usuário, espaço adequado faz toda a diferença no atendimento.
As reformas têm sido fundamentais para a melhoria no serviço prestado. Tanto que estamos investindo em reforma e ampliação de todas as Unidades Básicas de Saúde no município. Com a ampliação, conseguimos dobrar a capacidade de atendimento nas Unidades e desafogar o Pronto Socorro no Hospital Regional. Mas não ficamos apenas nas reformas, também temos novas unidades à caminho, como o Posto de Saúde do Setor 19, a ser inaugurado nos próximos dias, e já iniciamos a construção de outro Posto de Saúde e de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Nosso município também fez e faz história em Rondônia, quando o assunto é saúde. Assumimos a responsabilidade de implantar uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Vilhena, a primeira e única pública do interior do Estado. Além disso, cirurgias de média complexidade e procedimentos que eram encaminhados para a Capital, passamos a realizar no HR. Para isso, construímos e adequamos quatro novos centros cirúrgicos e investimos na contratação de profissionais qualificados dentro de suas respectivas áreas.
A Secretaria de Saúde, como gestora, investiu em diversas áreas da saúde, adquirindo modernos aparelhos de RX, ultrassom, e passou a disponibilizar outros exames como tomografia, ressonância; cintilografia, exame este que era feito apenas na Capital Porto Velho. Investimos aind a em ortopedia, disponibilizando no HR diversas cirurgias de alta complexidade, evitando o transtorno de enviar o paciente para tratamento em outros municípios.
Alguns fatos isolados, como o que foi levantado pelo medico Rafael Albuquerque e usado pela vereadora para promoção pessoal, não podem manchar a imagem de uma administração que tem colocado o atendimento em saúde em Vilhena como destaque positivo em toda a Região Norte. Em uma época em que saúde pública é encarada como problema nacional, nosso município vive uma realidade diferente de boa parte dos municípios brasileiros, oferecendo mais qualidade e mais atendimento.
Vivaldo Carneiro
Secretário Municipal de Saúde
Município de Vilhena
Texto: Extra de Rondônia
Foto: Assessoria
Nota: Assessoria