A Polícia Civil fechou esta semana relatório acerca do assunto, e o Extra de Rondônia foi o primeiro órgão de comunicação da cidade a ter acesso aos dados.
Como era de se esperar, a maioria dos homicídios ocorridos na cidade teve nas drogas ou álcool sua principal motivação. Também chama a atenção o número de ocorrências do gênero tendo como estopim situações passionais. Litígios em função de posse de propriedades e outros motivos fecham a listagem.
Segundo o levantamento, entre os crimes de morte esclarecidos 12 foram motivados por acerto de contas relacionados a drogas. Quanto aos assassinatos passionais, onde geralmente os envolvidos mantinham algum tipo de relacionamento afetivo, o total chega a seis. Os outros nove homicídios estão classificados com outros tipos de motivação.
Dos quatro assassinatos que ainda estão sob investigação, a polícia já apurou que três estão relacionados também com acerto de contas por causa de drogas. Já o quarto da lista foi gerado por vingança.
O que chama a atenção é o elevado índice de solução dos crimes, que alcança a margem de 86,2%, muito acima da média nacional. “Trata-se do resultado da abnegação e seriedade de nossos policiais e delegados, que não medem esforços para realizar a contento suas tarefas, mesmo não contando com as condições ideais para cumprir a missão que lhes cabe. Todos estão de parabéns, e merecem também o aplauso da sociedade”, afirmou o delegado regional Fábio Campos.
Fonte – Extra de Rondônia
Texto – Da Redação
Foto – Mario Quevedo