Nesta sexta-feira, 11, no Instituto Técnico Federal (IFRO), em Colorado do Oeste, será realizada assembleia para eleição do colegiado do Território Cone Sul.
A sindicalista Adriane Appelt é a coordenadora da comissão provisória do Território. A expectativa da comissão é a de que aproximadamente sessenta pessoas participem, como representantes de entidades civis e públicas, o que garantirá a representação dos sete municípios do Cone Sul.
O objetivo principal é contribuir de forma efetiva para a melhoria das condições de atuação dos municípios, para garantir a implementação de programas federais nas cidades da região, de forma direta e com participação da sociedade na gestão e implementação dessas políticas que são muito importantes para o desenvolvimento local, com geração de renda de forma descentralizada e sustentável.
O Território do Cone Sul, que por enquanto é território rural, vai beneficiar a agricultura familiar de forma mais direta; mas indiretamente todas as cidades se beneficiam, pois há programas para saúde, educação, estradas, fortalecimento de cooperativas de agricultores e de projetos de economia solidaria .
O evento terá uma extensa programação, com inicio às 09h00 com a solenidade de abertura. Contará com palestras sobre gestão social; sobre a rede de territórios; sobre institucionalização da política de desenvolvimento territorial e o desenvolvimento de um sistema nacional de desenvolvimento sustentável e solidário. A metodologia do evento prevê, ainda, discussão em grupos sobre como será a representação do território; e a apresentação de relatórios dos debates em plenário, para avaliação e deliberação. O encerramento está previsto para as 19h00 do mesmo dia.
A comissão provisória que está organizando o evento é composta por Adriane Appelt e Adilson Machado, de Vilhena; José Ribamar Oliveira e Francisco do MPA, de Colorado; Denize Monteiro e Jocelio Pedrosa, de Cerejeiras; Salete Coelho e Valdinei Coelho (o vereador Nenzinho), de Corumbiara; José Paula de Souza (o vereador Zé Paula) e Marcus Gomes, vice-prefeito de Cabixi; Auriene Tapioci e Jorge, de Pimenteiras; Tereza Coelho e Ademir Clementino, de Chupinguaia. A coordenação e vice da comissão provisória ficaram com Adriane e Ribamar.
Texto: Assessoria
Foto: Divulgação