Com objetivo de discutir a educação e geração de emprego para os detentos do “Centro de Ressocialização do Cone Sul”, foi realizada na manhã desta sexta-feira, 11, uma reunião no auditório da igreja Assembleia de Deus, em Vilhena.
O evento contou com a participação de autoridades políticas, além de empresários e do diretor do presídio, Juraci Duarte.
De acordo com Duarte, nos últimos noves anos, a população carcerária de Vilhena dobrou. Atualmente 431 detentos cumprem pena no presídio. “Precisamos investir em educação para mudar essa situação, onde os jovens se envolvem com a criminalidade. É preciso investir em educação, pois o Governo de Rondônia gasta R$ 3 mil com cada apenado e R$ 300,00 para cada estudante”, falou Duarte.
O diretor do presídio disse que toda a sociedade tem que contribuir para dar oportunidades de trabalho e educação para os apenados. Duarte informou que no presídio estão sendo fabricando bolas de futebol, redes de vôlei e, através de parcerias com uma firma de pré-moldados, produz postes de concreto. “Precisamos da parceria das empresas e órgãos públicos para oferecer oportunidades para que os detentos possam se ressocializar”, finalizou Duarte.
Texto: Extra de Rondônia
Fotos: Extra de Rondônia