A 36ª Campanha de vacinação contra Febre Aftosa, em Rondônia, começa nesta terça-feira, 15, e termina no dia 15 de maio.
A meta é vacinar cerca de 5 milhões de bovinos e bubalinos de zero a 24 meses. Os produtores têm o prazo do dia 15 de abril a 22 de maio para entregar as declarações.
Segundo o gerente de inspeção e defesa Sanitária da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Alexandre dos Santos, a preocupação em Rondônia é manter o nível de conscientização dos produtores.
Rondônia tem atingido nas campanhas contra aftosa cerca de 99% da meta de vacinação. Segundo o gerente de inspeção e defesa Sanitária, desde 1999, o Estado não apresenta focos da doença. ”A vacinação é a principal estratégia para combater a aftosa. Esse cuidado fez de Rondônia o quinto maior exportador de carne do Brasil em 2013”, enaltece. Rondônia é considerado nacionalmente área livre de aftosa desde novembro de 2002 e internacionalmente desde maio de 2003.
De acordo com Santos, são mais de 12,2 milhões de bovinos e bubalinos em Rondônia distribuídos em cerca de 85 mil propriedades rurais.
O gerente esclarece que a declaração deve ser realizada não só dos animais vacinados, mas também da totalidade do rebanho. As informações servem para monitorar a segurança das imunizações e abastecer o banco de dados da Idaron que são usados como base para políticas públicas de outras secretarias.
O gerente explica como é realizado o processo de imunização exigido pela campanha.
Texto e Foto: Assessoria