Na tarde dessa terça-feira, 15, foi realizada a entrega de 150 tornozeleiras eletrônicas na Colônia Penal e no Presídio Feminino de Vilhena.
De acordo com o diretor das unidades prisionais, Fernando Viana, 72 detentos do regime semi-aberto já receberam o equipamento e poderão cumprir o restante da pena em suas residências. “Em Vilhena, 101 detentos vão receber o equipamento, sendo 5 mulheres e 96 homens”, informou Fernando.
As tornozeleiras eletrônicas entregues foram repassadas para as unidades prisionais de Vilhena pela Secretaria de Estado de Justiça de Rondônia (Sejus).
Segundo o engenheiro eletricista responsável pela gerência da equipe de monitoramento da Sejus, Adriano Fortunato, os equipamentos emitem um sinal constante à central, e se for violado ou o apenado estiver fora da zona de inclusão autorizada judicialmente, prontamente unidades de monitoramento são acionadas.
Adriano explicou que caso o detento tente danificar o equipamento será emitido um alarme e o último local onde o apenado esteve é registrado. Conforme Adriano, o instrumento de segurança visa dar maior controle aos órgãos públicos sobre os apenados. “Essas tornozeleiras vão contribuir para a reinserção social do apenado, pois vai proporcionar que eles fiquem mais tempo com a família. Antes eles tinham que dormir todas as noites na Colônia, e também passar os fins de semana aqui. Agora eles vão poder ficar em suas casas sendo monitorados apenas eletronicamente”, explicou Fernando.
Texto: Extra de Rondônia
Fotos: Extra de Rondônia