Com o objetivo de alertar a sociedade sobre cuidados para controlar e combater a hipertensão a enfermeira Flavia Alessandra Pereira Neves e a nutricionista Thamara Thomazi’ orientam sobre os alguns cuidados que as pessoas devem ter. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão, esta doença acomete 30% da população adulta brasileira e está presente em mais de 50% das pessoas na terceira idade.
Segundo a enfermeira Flavia Alessandra, a hipertensão está por trás na maioria dos casos de infarto e acidente vascular cerebral e permanece uma séria ameaça. De acordo com MS, pode ser considerada hipertensa a pessoa que após monitoramento regular da pressão arterial apresente valores maiores que 120 x 80 mmHg.
Se não tratada, a pressão alta pode provocar derrames cerebrais, doenças do coração, como o infarto, insuficiência cardíaca e angina, insuficiência renal ou paralisação dos rins e alterações na visão que podem levar à cegueira.
A nutricionista Thamara ressalta que apesar da hipertensão arterial não ter cura, ela pode ser controlada de diversas maneiras e uma delas é adotar um estilo de vida saudável e ativo controlando a alimentação reduzindo o consumo de sal, gorduras e aumento no consumo de vegetais e frutas frescas, sem esquecer de praticar atividades físicas regulares.
Além desses cuidados é importante aferir a pressão arterial sempre para manter o controle.
A Biocal trabalha com uma ampla linha de produtos para auxiliar no controle da pressão arterial e se coloca a disposição para informações e duvidas sobre o assunto que podem ser buscadas em sua loja que está na Avenida Capitão Castro, número 3319 e via telefone no número (69) 3321-2348.
Texto: Extra de Rondônia
Foto: Ilustração