Na tarde da última sexta-feira, 27, detentas que cumprem pena Presídio Feminino, localizado na Colônia Penal, em Vilhena, receberam medalhas por bom desempenho escolar que tiveram no primeiro semestre de aula.
Participaram da cerimônia de entrega das medalhas representantes das Secretarias de Educação do Estado e do Município, professores e do o juiz de direito, Adriano Lima Toldo, da 2ª Vara Criminal de Vilhena.
As detentas estudam no projeto “Educar para o bem”, executado pela Secretaria de Justiça, em parceria com as Secretarias de Educação do Estado e do Município, que cedem os professores da rede pública para ministrar aulas para turmas nos turnos vespertino e noturno.
De acordo com a professora Lisseia Oliveira, das 27 apenadas que estudam no projeto, dez foram homenageadas e receberam as medalhas, sendo duas do ensino fundamental incompleto, quatro do ensino fundamental completo e quatro do ensino médio. “Elas conseguiram bons resultados nas provas e por isso receberam as homenagens. É uma forma de incentivo para que elas possam continuar se dedicando aos estudos”, falou Lisseia.
Entrevistada pelo Extra de Rondônia, a detenta Quezia Pereira, de 22 anos, ficou muito feliz com a medalha que recebeu. Por sua vez, detenta Maria Santos Costa, 50 anos, também recebeu a medalha e disse que a homenagem serviu de incentivo para ela continuar estudando.
Segundo o diretor de segurança do Presídio, Flávio Araújo Miranda, atualmente a unidade prisional atende 30 detentas, sendo 25 no regime fechado e cinco no semiaberto.
Flávio explicou que, de maneira geral, as detentas têm bom comportamento e não causam problemas. Após a entrega das medalhas foi servido um coquetel.
Texto: Extra de Rondônia
Fotos: Extra de Rondônia