A matriarca da família Dal Toé em Vilhena, Dona Úrsula Hahn Dal Toé, deu um exemplo de cidadania e consciência política durante a última sessão da câmara de vereadores, realizada na terça-feira, 8. Ela contou à equipe de reportagem do Extra de Rondônia que após passar quatro anos cuidando de uma irmã doente conseguiu retomar a pouco tempo suas atividades sociais. Não pensou duas vezes e foi ao auditório da casa de leis para a acompanhar a 16ª sessão ordinária legislativa.
“Eu vim para conhecer os vereadores. Por dedicar todo meu tempo à minha irmã acabei deixando de lado assuntos relacionados ao município. Não sei quem são os novos parlamentares e entendo ser de suma importância a população conhece-los, e acompanhar os assuntos políticos para saber o que se passa na nossa cidade”, disse.
Muito simpática, Dona Úrsula fez questão de conversar com todos, não economizou sorrisos, nem elogios aos visitantes, bem como aos jornalistas que foram lhe cumprimentar em respeito pela sua história, e contribuição para Vilhena.
A conversa com a equipe de reportagem desta página eletrônica foi um pouco mais extensa, e ela lembrou dos tempos em que Vilhena ainda era um “município embrião”, em fase de nascimento, nos idos de 1973, quando o marido, Arcílio David Dal Toé, aportou por aqui junto com os dois filhos. “Eu conheci Vilhena em 1974, quando vim visitar meu marido, em companhia da minha filha, Alice Dal Toé”, contou. Ela voltou ao Paraná para que a filha concluísse os estudos, e mudou-se definitivamente para Vilhena em 1976.
Com especialização em Pedagogia e Administração Escolar, Dona Úrsula ajudou formar a primeira turma do ginásio em Vilhena, e conta que até hoje, quando anda pela rua, encontra ex-alunos que a chamam de Professora Úrsula, tratamento que visivelmente lhe deixa orgulhosa.
Perguntada sobre suas impressão quanto à sessão da câmara de vereadores, a pioneira vilhenense disse que gostou, entretanto deixou uma crítica implícita dentro de três dizeres populares em sequência: “Erra é humano, perdoar é divino. Faça o bem sem olhar a quem. Não faça aos outros o que não gostaria que fizessem com você”, arrematou.
Na sessão que Dona Úrsula participou a vereadora Maria José da Farmácia (PDT) teve alguns requerimentos reprovados pelos pares, o que a motivou fazer um discurso um tanto quanto ácido contra os colegas de parlamento (veja matéria aqui http://www.extraderondonia.com.br/2014/07/08/tropa-de-choque-reprova-requerimentos-que-colocam-em-xeque-gestao-de-rover/ ).
Ao se despedir da equipe de reportagem do Extra de Rondônia, dona Úrsula disse que gostaria de ter uma foto com os dez vereadores, para saber exatamente quem são. Atendendo ao seu pedido o site disponibilizou a imagem abaixo, com todos os parlamentares, cujos mandatos terminam em 2016.
Fonte: Extra de Rondônia
Texto: Da Redação
Fotos: Extra de Rondônia