** É com este velho ditado popular que iniciamos a coluna informativa mais lida da região do Cone Sul. E é o que está acontecendo no pacato município de Cerejeiras.
** Release da assessoria de imprensa da prefeitura chegou à redação do Extra de Rondônia referente à entrega de um veículo e equipamentos, como cinco computadores, uma impressora multifuncional, um refrigerador e um bebedouro, que fazem parte do projeto “Kit Conselho Tutelar” para o Conselho da cidade.
** Conforme a nota, durante a cerimônia, o prefeito Airton Gomes ressaltou a importância da ação, dizendo que “os investimentos nesse setor vem sendo realizados pela administração municipal”, visando melhorar a infraestrutura do Conselho, que é uma prioridade, e valorização do trabalho.
** Pois bem. “Fazer sombra com chapéu alheio”, significa atribuir feitos de outros como se fosse o meu. E o prefeito tem que ter cuidado com isto. Que se faça justiça, então: na verdade, a aquisição do carro e equipamentos para o CT são oriundos do Governo Federal, e não ‘investimentos municipais’, como afirma o prefeito.
** É fruto de emenda parlamentar do ex-deputado federal Natan Donadon (sem partido), e se saiu do papel e chegou ao Município deve-se ao esforço do deputado federal Amir Lando (PMDB), que substituiu Natan no Congresso. É bom que prefeito saiba: agradecer é amostra de respeito e humildade.
** O início da campanha eleitoral deste ano começou bem frio. Os partidos, e principalmente os candidatos, mostram-se um tanto quanto cautelosos, preocupados em não extrapolar a lei, que nesta eleição está muito rigorosa.
** Isso porque os magistrados responsáveis por manter a ordem eleitoral em Rondônia estão sendo muito criteriosos e o menor dos fatos já é motivo para pedido de impugnação de candidatura.
** Quem foi alvo da lei eleitoral em Vilhena, logo no começo da campanha, foi a advogada, e candidata a deputada federal, Vera Paixão. A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) acredita que ela ainda deve ficar fora destas eleições por conta de um processo de improbidade administrativa, bem como falta de documentação necessária para o pedido de registro de candidatura.
** Vera Paixão conversou com a equipe de reportagem do Extra de Rondônia e disse que há um equívoco por parte do órgão eleitoral. Ela questionou os apontamentos da PRE e disse ser “ficha limpa”.
** Outro que deverá se explicar à justiça é do ex-prefeito de Cabixi, Chiquinho da Emater. Ele apresentou seu pedido de registro de candidatura como “Chiquinho da Emater”. A justiça diz que candidatos a partir destas eleições não podem usar nomes de órgãos públicos para se identificar. O pedido de impugnação foi inevitável.
** Mais um show é anunciado em Vilhena com ampla divulgação. Falam na contratação do sertanejo Leonardo, para agosto. E os responsáveis pela vinda do artista são nada mais e nada menos daqueles que iriam trazer Gustavo Lima, em março passado. Simplesmente, apesar de muitos ingressos vendidos, o show foi cancelado da noite para o dia. Será que isso acontecerá novamente? Estamos de olho!
** Esta é misteriosa. Quatro árvores foram furadas e envenenadas. As plantas estão localizadas na Rua Costa e Silva, bem ao lado da agência bancária HSBC, no centro de Vilhena. Os moradores acreditam que alguém colocou veneno nos troncos para que as plantas morram. A direção do HSBC diz que não sabe nada e registrou boletim de ocorrência, na Delegacia de Polícia Civil, para iniciar as investigações e buscar os responsáveis pelo ato. O fato pode ser considerado como crime ambiental.
** Interessante que a poucos metros do local, outra árvore cresce sem problemas. Ela não foi envenenada. Porque alguém tentaria matar apenas quatro árvores que, em tese, “ajudaria com sombra” uma agência bancária? Sei lá, mas nesse mato tem coelho!
Texto: Extra de Rondônia
Foto: Divulgação