denunciaBalanço semestral é referente às unidades do Ministério Público Federal em Porto Velho, Ji-Paraná, Vilhena e Guajará-Mirim.

O Ministério Público Federal (MPF) em Rondônia fez balanço de sua atuação na área criminal referente ao primeiro semestre de 2014.

Neste período, o MPF ajuizou 269 denúncias. O órgão atua nos casos em que a competência para processar e julgar o autor de fato criminoso é da Justiça Federal.

Em Porto Velho foram oferecidas 123 denúncias, sendo 30 de crimes contra o meio ambiente, 24 contra as telecomunicações e 22 contra o patrimônio público . Em Ji-Paraná foram ajuizadas 60 denúncias, 14 de crimes contra o patrimônio público.

Em Guajará-Mirim, 52 denúncias foram oferecidas – a maior parte delas foi de crimes contra o patrimônio (18), contrabando (11) e fraudes em licitação (11). A unidade do MPF em Vilhena ingressou com 34 denúncias, 15 delas de crimes contra as telecomunicações.

De acordo com o balanço, o crime mais frequente em Rondônia tem sido contra o patrimônio público. Das 269 denúncias ajuizadas, 56 foram contra esse tipo de crime. O segundo crime mais frequente é o contra as telecomunicações – 50 denúncias (uso de radiocomunicador sem autorização da Agência Nacional de Telecomunicações e sinal clandestino de internet, por exemplo). O terceiro crime mais frequente é o ambiental. Só no primeiro semestre de 2014 foram oferecidas 43 denúncias.

Texto: Extra de Rondônia

Informações: Assessoria MPF/RO

Foto: Divulgação

sicoob