INDIOODesde as primeiras horas deste domingo, 17, cerca de 200 índios da etnia Enawenê-nawê, da Aldeia Indígena Salomá, bloquearam um trecho da BR 174, próximo a ponte do Rio Mutum, na região de Comodoro, no Estado do Mato Grosso, cerca de 50 km de Vilhena.

Em forma de protesto, os indígenas estavam cobrando pedágio para quem quiser passar por aquele trecho. Os preços variam entre R$ 50,00 para carros, ônibus e caminhões, a R$ 20,00 para motos.

Em entrevista exclusiva ao site comando190, de Ji-Paraná, um dos líderes indígena afirmou que há vários anos o seu povo vem sofrendo com o total descaso das autoridades dos municípios de Comodoro e Sapezal, pois as estradas que ligam os municípios à aldeia Halataikwa estão totalmente intransitáveis.

A principal reivindicação, que vem sendo pedida desde 2013, é a construção de uma ponte e o cascalhamento imediato das estradas.

No decorrer de dois anos, várias tentativas de acordos foram feitas, porém nenhuma delas foram atendidas, o que gerou mais revolta aos indígenas. O movimento não tem tempo para terminar.

VEJA O VÍDEO ABAIXO:

 

Texto e Vídeo: Comando 190 (Fernando Luiz)

Foto: Divulgação

sicoob