Alunos da escola Genival Nunes ensaiando para evento interno da instituição
Alunos da escola Genival Nunes ensaiando para evento interno da instituição

O desfile que comemora o dia da independência do Brasil será realizado neste domingo, 7 de setembro.

Ao todo mais de 40 instituições já confirmaram presença para o evento cívico. Entretanto, quatro escolas que compõem a rede estadual de ensino já confirmaram que estarão fora da manifestação popular em alusão à independência d Brasil.

São elas, Marizete Mendes, Zilda da Frota Uchôa, Paulo Freire e Genival Nunes. De acordo com a vice-diretora Genival Nunes, Zenilda dos Santos, a decisão em não participar das comemorações públicas foi tomada em uma reunião realizada entre a direção da entidade de ensino, e a equipe docente.

Ao Extra de Rondônia, a educadora explicou que a escola executa dois grandes projetos, intitulados “Projeto Guaporé” e “Programa Mais Educação” (escola integral) e que a jornada de trabalho para a equipe gestora da escola é cansativa, e não haveria tempo hábil para dar continuidade aos trabalhos de instituição e ainda criar e desenvolver atividades para ser apresentada em desfile, que acontecerá na Avenida Major Amarante.

A alternativa encontrada pelos professores e corpo técnico da escola para manter as atividades cívicas foi o sábado. A comunidade escolar irá se reunir no sábado, 6, para um encontro especial, com apresentações produzidas pelos alunos em alusão à independência do Brasil.

Já na escola Zilda da Frota Uchôa, a diretora, Juscely Martins das Neves, informou que a maioria dos 85 professores da escola decidiu em não participar do desfile por ser no domingo, dia de descanso dos profissionais.

A diretora explicou que os professores pediram uma reunião e já haviam manifestado o desejo de não participar do evento, que é realizado pela Prefeitura de Vilhena. Entretanto para os alunos o corpo técnico da escola vem desenvolvendo a semana cívica, que será concluída oficialmente no sábado, 6.

Por escolha do corpo técnico a escola Paulo Freire também decidiu realizar atividades internas com os alunos para marcar a data, e não participar do desfile público. A decisão foi tomada após reunião com os gestores da entidade. O desfile de 7 de setembro, em Vilhena, está previsto para começar a partir das 17h00.

Texto: Extra de Rondônia

Foto: Extra de Rondônia

sicoob