Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município de Vilhena, convocados no último concurso, e os ACS já atuantes, passaram por um curso introdutório de formação inicial e continuada.
A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) tem por finalidade habilitar os novos ACS para exercer a função, seja na Unidade Básica de Saúde (UBS) ou em campo junto à comunidade.
O treinamento teve como objetivo orientar os ACS em suas atividades dentro e fora da Unidade Básica de Saúde. De acordo com próprio Ministério da Saúde, são os ACS que conseguem transformar a realidade e contribuir para melhoria de indicadores de saúde, não apenas na cidade mais em todo Brasil.
A coordenação da Atenção Básica de Saúde, explicou que cada UBS tem suas equipes de Estratégia em Saúde da Família e a figura do ACS dentro dessas equipes é muito importante na implementação do Sistema Único de Saúde (SUS) porque irá fortalecer a integração entre os serviços de Atenção Primaria a Saúde e a comunidade. “Esse introdutório foi necessário porque novos agentes tiveram a oportunidade de expor suas dúvidas e opiniões. Os Coordenadores da Atenção Básica de Saúde ressaltaram a importância desses novos servidores no contexto da saúde pública e da valorização por parte do prefeito Zé Rover e do secretário de saúde, Vivaldo Carneiro”, destacou o coordenador Paulo Cresmasco.
Texto e Fotos: Assessora