O secretário de segurança pública do estado de Rondônia, Antônio Carlos dos Reis, se reuniu com a vereadora Marta Moreira (PSC) e outras lideranças municipais, no início da manhã desta quinta-feira, 25, na câmara de vereadores de Vilhena, para dar continuidade aos assuntos tratados em audiência pública sobre segurança pública realizada no município no último dia 2 de julho, na Escola Shirley Cerutti, evento proposto pela parlamentar vilhenense.
Antônio Carlos agradeceu o convite, e ressaltou a importância da sociedade organizada debater sobre o assunto como forma de combate à violência no estado. O principal ponto da conversa foi a proposta de o município ter um conselho municipal de segurança.
O secretário enfatizou que através desta entidade o assunto poderá ser debatido de forma mais organizada e trará resultados mais rápidos e abrangentes para o segmento. A vereadora aceitou a proposta, e o titular da Secretaria de Segurança informou que uma representante da pasta será enviada ao município para auxiliar Marta Moreira em todos os detalhes relacionados à criação desta nova entidade.
Antônio Carlos dos Reis disse que há um projeto, o qual atualmente encontra-se na Procuradoria Geral do Estado para análise, que garante aos municípios que tenham os conselhos municipais de segurança, repasse do Governo do Estado, através de convênio, para que as entidades tenham mais autonomia de trabalho. “A proposta é o governo passar R$ 1 por cada habitante aos conselhos. Eles ficarão responsáveis por administrar e prestar conta desse dinheiro, que será utilizado em reformas, compras de equipamentos, enfim, tudo que seja relacionado ao setor da segurança pública, e que seja necessário na cidade”, explicou.
A criação do Conselho Municipal de Segurança começará a sair do campo das ideias a partir do término das eleições.
Texto: Extra de Rondônia
Foto: Extra de Rondônia