O Poder Judiciário de Rondônia avança na implantação do sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe).
As comarcas de Cerejeiras e Costa Marques foram as primeiras, no interior do Estado, a terem instalada a ferramenta que irá agilizar o trâmite de processos judiciais sem a necessidade de impressão em papel, carimbos e outros procedimentos comuns na Justiça de hoje.
Os juizados especiais destas duas comarcas, desde a implantação, que ocorreu nesta segunda-feira, 6, só recebem novos processos por meio do PJe.
Apenas os processos já iniciados antes desta data tramitarão normalmente pelo Projudi (sistema do TJRO utilizado nos juizados).
O avanço do PJe para as demais comarcas de Rondônia segue o cronograma definido pelo Comitê Gestor, que reúne representantes de vários órgãos, como MP, OAB e Defensoria, além de magistrados e servidores do Tribunal de Justiça de Rondônia.
Em Porto Velho, desde 7 de julho deste ano o PJe já está em funcionamento. A primeira unidade judicial a utilizar o sistema foi o Juizado Especial da Fazenda Pública. Os Juizados Especiais Cíveis da capital e a Turma Recursal também já recebem e tramitam os processos por meio do PJe. Atualmente o sistema registra 3.165 novos processos cadastrados e 900 advogados registrados.
Texto: Assessoria TJ-RO
Foto: Divulgação