O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), do município de Vilhena, realizou na manhã desta sexta-feira, 14, audiência pública no auditório da prefeitura.
O objetivo foi propor a criação do Plano Municipal de Resíduos Sólidos, alternativa que, segundo os representantes da autarquia, é a melhor saída para o município no que diz respeito à destinação final dos mais variados tipos de descarte.
A reportagem do Extra de Rondônia esteve no evento, que contou com a participação de vereadores, representantes de empresas privadas que trabalham com lixo, membros da sociedade civil organizada, e um pequeno grupo de moradores que foi até o encontro na tentativa de sanar suas dúvidas com relação à taxa de lixo, cobrança que vem gerando sérios transtornos entre moradores e poder executivo.
As pessoas presentes não podiam se manifestar, somente através de perguntas escritas em papel, que eram entregues aos técnicos da autarquia, e que foram apresentadas ao final do encontro.
O fato de não poder falar irritou alguns participantes, que foram até o auditório principalmente pra reclamar da cobrança, e dos valores estipulados. A maioria dos palestrantes ateve-se apenas a identificação de resíduos sólidos, fato que tornou a audiência pública um pouco cansativa.
A parte mais delicada do encontro, que era justamente sobre a taxa de lixo e sua cobrança, foi apresentada a pouquíssimas pessoas, pois muita gente foi embora irritada por não poder falar, e apresentar suas opiniões com relação ao assunto.
O diretor do SAAE, Josafá Lopes Bezerra, reconheceu que o início da cobrança teve algumas falhas, mas emendou dizendo que elas estão sendo resolvidas passo a passo. Muito do que foi apresentado, e que pode ser inserido no Plano Municipal de Resíduos Sólidos, ainda está sendo encarado como projetos de médio prazo, pois a autarquia não conta com recurso para investir nas proposições, e o pouco que tem está sendo destinado para o trabalho de recuperação das áreas do lixão, e a destinação correta do lixo.
Texto: Extra de Rondônia
Fotos: Extra de Rondônia