O município de Pimenteiras do Oeste comemora hoje, sexta-feira 28 de novembro, 19 anos de emancipação política-administrativa.
Um dia que poderia ser considerado festivo entre os munícipes será, ainda, de muito trabalho. Isso porque os resquícios do temporal que assolou a cidade na noite do último dia 9 de novembro ainda estão visíveis pelas ruas da cidade.
O chefe do Poder Executivo, João Miranda (PSDB), conversou com a equipe de reportagem do Extra de Rondônia no final da manhã desta sexta-feira, 28, e confirmou que as comemorações do aniversário da cidade foram canceladas por conta dos problemas ocasionados pelo temporal.
Aos poucos, as ruas da cidade vão sendo limpas. João Miranda informou que o Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER) está ajudando na limpeza das ruas, e retiradas de entulhos. A situação em Pimenteiras é tão crítica que em pouco mais de 15 dias de trabalho cerca de quatro ruas estão completamente limpas.
Parte do prédio sede da prefeitura foi destruído. O gabinete, a administração, planejamento, e Secretária de Fazenda foram transferidos temporariamente para o Centro de Atendimento ao Turista (CATI). A Secretaria de Educação teve que ocupar o espaço até então utilizado para a biblioteca municipal.
João Miranda disse que aos poucos a reestruturação do município vem sendo concluída. Na semana passada ele se reuniu com o Governador, Confúcio Moura (PMDB) e relatou os problemas que a cidade vem enfrentando. O prefeito de Pimenteiras confirmou que o Confúcio iniciou um projeto de construção de uma nova prefeitura para o município.
TROCA DE DATAS
Na verdade, o aniversário oficial do município de Pimenteiras do Oeste é comemorado no dia 27 de dezembro, porém por força de uma lei aprovada pela câmara de vereadores, a data do aniversário foi trocada para o dia 28 de novembro. Em 2014, Pimenteiras comemora 19 anos de emancipação política.
CALAMIDADE PÚBLICA
Depois do temporal, o prefeito João Miranda decretou, no dia 10 de novembro, estado de calamidade pública em Pimenteiras do Oeste. O temporal destruiu cerca de 80% das construções do município, e ainda deixou os moradores sem eletricidade, telefone e internet, que voltou a funcionar normalmente na última quinta-feira, 27.
O vendaval que antecedeu a chuva durou pouco mais de 15 minutos e foi mais do que suficiente para causar grandes prejuízos. Um portal feito logo na entrada da cidade, o qual ajuda na recepção dos visitantes, desejando boas vindas, e marca registrada de Pimenteiras ficou completamente destruído, além de residências e prédios de instituições públicas.
Texto: Extra de Rondônia
Foto: Extra de Rondônia