Uma equipe da Prefeitura de Vilhena e professores do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) se reuniram nesta sexta-feira, 12, para firmar uma parceria com o objetivo de melhorar a produção das agroindústrias municipais.
Segundo explicou o professor de Informática do IFRO, Roberto Simplício Guimarães, o trabalho desenvolvido nas pequenas agroindústrias poderá ser implementado com a aplicação de cursos de manejo de tecnologia e com a implantação do monitoramento tecnológico de toda a produção.
A parceria consiste na contribuição das duas instituições em dar a assistência aos produtores. O IFRO cria a demanda e recebe os produtos, além de dar o suporte. A Prefeitura promove o projeto, auxilia as agroindústrias, cria condições de ampliação do projeto.
A reunião contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Agricultura, o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Eliar Negri, e a vereadora Marta Moreira.
Vilhena conta hoje com 47 agroindústrias e outras em fase de implantação. A implantação desses empreendimentos conta com o apoio da Prefeitura, através da assistência técnica. A venda dos produtos em supermercados passou a ser possível graças ao Programa de Verticalização da Pequena Produção Agropecuária (PROVE).
O município implantou a Lei Municipal que criou o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), e com ela a Prefeitura passou a ser responsável pela fiscalização e auxílio aos produtores rurais que industrializam os produtos de origem animal e vegetal.
Texto e Foto: Assessoria