O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Hermínio Coelho (PSD), não presidirá a sessão solene de posse do governador e do vice-governador, no próximo dia primeiro de janeiro de 2015, no Teatro Estadual Palácio das Artes.
Segundo ele, é extremamente constrangedor dar posse a um indivíduo apontado pelos órgãos fiscalizadores como o verdadeiro líder de uma Organização Criminosa instalada no Governo Estadual, responsável por desvio de recursos públicos e a prática de diversos crimes, inclusive de formação de quadrilha.
Constitucionalmente quem empossa o governador e o vice-governador é a Assembleia Legislativa, que já vem trabalhando na organização do evento. Inclusive foi aprovado um projeto de resolução, transferindo a sede do Poder Legislativo para o Teatro Palácio das Artes, visando respaldar juridicamente o ato da Assembleia Legislativa.
Desta forma, como presidente da ALE, o deputado Hermínio Coelho regimentalmente é a autoridade competente para empossar Confúcio Moura e Daniel Pereira, respectivamente nos cargos de governador e vice-governador. No entanto, Hermínio informou que caberá ao primeiro vice-presidente da ALE, deputado Maurão de Carvalho, presidir a solenidade e empossar os novos governantes do Estado.
Para Hermínio, as sucessivas operações dos órgãos fiscalizadores vem desmontando um grande esquema criminoso, envolvendo rigorosamente todos os organismos de governo, e isto é uma demonstração do grau de comprometimento do governador reeleito nestes esquemas. “Me sentiria extremamente constrangido em dar posse a um indivíduo que tanto mal tem feito ao Estado, que tanto tem prejudicado as pessoas. Infelizmente temos que esperar o encerramento dos procedimentos de investigação e o devido julgamento do Poder Judiciário”, declarou.
Texto: Assessoria
Foto: Divulgação