archer17bO Itamaraty informou neste sábado (17), em nota, que a execução do brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, de 53 anos, deverá ocorrer entre 0h e 1h de 18 de janeiro, horário local (entre 15h e 16h no horário de Brasília). Ele e outros cinco homens foram condenados ao fuzilamento por tráfico de drogas.

Segundo a nota, Marco esteve hoje por cerca de uma hora com o advogado, com uma tia e com funcionários da Embaixada do Brasil em Jacarta.

A confirmação oficial da execução, segundo o Itamaraty, ocorrerá nas primeiras horas da manhã do dia 18, horário da Indonésia, em briefing das autoridades indonésias a advogados e parentes dos sentenciados.

Archer trabalhava como instrutor de voo livre e foi preso em agosto de 2003, quando tentou entrar na Indonésia, pelo aeroporto de Jacarta, com 13,4 quilos de cocaína escondidos em uma asa-delta desmontada. Ele conseguiu fugir do aeroporto, mas foi localizado, após duas semanas, na ilha de Sumbawa. Archer confessou o crime e disse que recebeu US$ 10 mil para transportar a cocaína de Lima, no Peru, até Jacarta. No ano seguinte, foi condenado à morte.

Ontem, o presidente indonésio, Joko Widodo, negou pedido de clemência feito pela presidenta Dilma Rousseff. O presidente Lula já havia enviado duas cartas pedindo clemência durante seu governo, enquanto Dilma enviou quatro.

Policiais armados ficam de guarda neste sábado na balsa que transporta as ambulâncias que serão utilizadas na execução de cinco prisioneiros
Policiais armados ficam de guarda neste sábado na balsa que transporta as ambulâncias que serão utilizadas na execução de cinco prisioneiros

Fonte: Agência Brasil

 

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO