Arlindo Gomes Baltazar Neto
Arlindo Gomes Baltazar Neto

O vilhenense Arlindo Gomes Baltazar Neto é um dos destaques do time do Palmeiras, no basquete.

Reportagem veiculada nesta sexta-feira, 30, pelo site Globo Esporte, aponta o vilhenense como um dos principais atletas do “Verdão”.

 >>> CONFIRA, ABAIXO, A REPORTAGEM NA ÍNTEGRA:

Da pequena Vilhena, no interior de Rondônia, Arlindo Gomes Baltazar Neto assistia pela TV, com sete anos, aos jogos do Palmeiras e se encantava com uma geração comandada por Edmundo e Evair. Pouco depois, aos 12, se apaixonou pelo basquete por “culpa” de Michael Jordan, e decidiu que queria ser jogador profissional.

Na época, seu time do coração ainda não tinha uma equipe no esporte da bola laranja, então se aventurou em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, em busca de um lugar na elite nacional. Neto se destacou e hoje, aos 28 anos, é o principal nome do Palmeiras na boa campanha que a equipe faz no NBB. Na quinta-feira, foi o cestinha do time na vitória sobre o São José. “Sou palmeirense de carteirinha, desde criança. Você não imagina a honra que é jogar aqui. Eu cresci como todo brasileiro, vendo futebol. Pequei a geração do Edmundo, ele fazia chover. Não tinha como não ser palmeirense, sempre torci para o Palmeiras”, disse o armador de 1,86m.

Com a média de 14 pontos por jogo na atual temporada, Neto é imprescindível no esquema do técnico Régis Marelli. Ágil, de mão certeira e um ótimo marcador, o camisa 14 é o cestinha do time que ocupa a sétima posição na classificação do NBB, e tem a vaga encaminhada para os playoffs. Repetir a dose daquele time de 1993 do Palmeiras, que foi campeão brasileiro de futebol, é um objetivo audacioso, mas possível segundo o armador. “Não é sonhar alto não, estamos trabalhando para chegar até a final e fazer um bom papel. Mas temos que manter os pés no chão, ir com calma, jogo a jogo”, disse.

Neto tinha 12 anos quando, em 1998, Michael Jordan fez uma cesta no último segundo na final da temporada da NBA, dando o título para o Chicago Bulls em cima do Utah Jazz. Ali, o atual armador do Palmeiras viu em quem se inspirar para a carreira. “Lembro daqueles anos de 1997 e 98, vi tudo pela TV. Em quem mais eu poderia me inspirar? Jordan, claro. Ele jogava muito. E é o sonho de qualquer jogador né? No último minuto, com ginásio lotado, ser campeão. É um sonho”, disse Neto.

O Palmeiras está na sétima posição da classificação com dez vitórias e nove derrotas. No regulamento do NBB, as 16 equipes se enfrentam em turno e returno, e os quatro melhores passam diretamente para as quartas de final. Os times que ficarem entre o 5º e 12º lugares jogam entre si para definir os outros quatro quadrifinalistas.

http://globoesporte.globo.com/basquete/nbb/noticia/2015/01/natural-de-rondonia-heroi-do-verdao-cresceu-fa-de-edmundo-fazia-chover.html

 

Texto: Extra de Rondônia/Globo Esporte

Foto: Globo Esporte

 

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO