Nessa ultima semana, o prefeito de Colorado do Oeste, Josemar Beatto, visitou o Reassentamento Santa Rita, em Porto Velho.
Composto por produtores retirados de uma área onde, mais tarde, foi construída a Hidrelétrica Santo Antônio, os piscicultores da agricultura familiar vivem atualmente em um local a 54 quilômetros da capital, em área de 11 hectares, às margens da BR-364 no sentido Acre.
A EMATER de Porto Velho presta assistência técnica através de seus extesionistas rurais. E um dos projetos que vem dando certo fez com que o prefeito coloradense fosse convidado pelo Diretor Técnico do Estado, Márcio Milani, a conhecer o empreendimento.
Durante a visita, Josemar estava acompanhado pelo secretário adjunto de planejamento Thiago Vieira, e ainda o Gerente Regional Hilton Uchoa Neves e do extencionista e coordenador do projeto, Marcos Carvalho, engenheiro florestal da instituição.
Em uma das propriedades visitadas, foi percebido o pouco espaço necessário para a criação da espécie, já que eles são engordados em tanques ecológicos de lona, ocupando o mínimo possível de espaço, e o piscicultor ainda trabalhar na sombra, com reaproveitamento dos resíduos para fertirrigação de outras culturas. O desperdício de agua é quase zero, assim como o impacto ambiental e territorial praticamente nulo.
Segundo a equipe da Emater para a criação de pirarucu, o uso do tanque ecológico é vantajoso por aceitar facilmente ração comercial, possuir rápido crescimento (até 10 kg/ano), suportar o adensamento, tolerar situações críticas de qualidade de água, e reproduzir naturalmente em viveiros e barragens. Também não há necessidade de se ter sistemas de aeração nos tanques, já que o pirarucu respira fora d’água.
A ideia deixou o prefeito de Colorado do Oeste surpreso, fazendo questão de parabenizar a Emater do município de Porto Velho. “Fiquei feliz com que a EMATER de Porto Velho vem fazendo junto a esses assentados, a pesquisa e busca de novas alternativas tecnológicas estão de fato funcionando aqui, com seriedade e comprometimento dos técnicos, extencionista e toda a diretoria vem transformando a vida de milhares de famílias. Estou otimista em firmar uma parceria com o Estado, por isso primeiramente vou solicitar uma visita de nossos piscicultores para que possam ter a oportunidade de conhecerem essa maravilha de projeto”, destacou o mandatário coloradense.
Texto e Fotos: Assessoria