Ao que parece, o cerejeirense Ezequiel Neiva (PMDB), 1º suplente de deputado estadual, está longe de assumir o mandato na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE).
Isto porque José Lebrão (PTN), titular da vaga na ALE, desistiu de assumir a titularidade do Departamento de Estradas e Rodagens (DER). O motivo: a Constituição só permite que o deputado pode se licenciar para ocupar cargos de secretário de Estado ou ministro. E, neste caso, o DER é uma autarquia, e Lebrão perde o mandato se assumir o cargo.
Durante reunião com a presença da maioria dos deputados estaduais, na tarde desta quinta-feira, 05, Lebrão comunicou a desistência.
Outro empecilho, conforme a imprensa da capital, é a falta de acordo com o Governo, que queria ceder o posto, mas não estaria disposto a dar carta branca para que Lebrão nomeasse quem quisesse e fizesse as mudanças que julgasse necessárias.
O impasse acaba frustrando o sonho de Neiva. A saída agora, caso ainda queira manter o acordo costurado com os parlamentares, seria o governador enviar um projeto de lei a ALE autorizando a transformação do DER em Secretaria.
Texto: Extra de Rondônia
Foto: Extra de Rondônia