Nas movimentadas ruas de cidades fronteiras do Paraguai com o Brasil, caso de Ciudad de Leste, Pedro Juan Caballero e Salto Del Guairá fervilham vendedores ambulantes de variados produtos. Os vendedores de óculos de sol tem uma fraude perfeita para convencer os incautos a comprar seus produtos. O óculos de amostra de fato tem uma qualidade indiscutível, capaz de fazer acreditar que o produto realmente é de qualidade. Mas eles nunca entregam ao cliente a amostra, sempre um similar que é um legítimo “Tabajara”.
Estelionato
É de mais ou menos a mesma coisa que o MPF acusa o senador Acir Gurgacz (PDT), cuja denúncia já subiu para o Supremo Tribunal Federal (STF) o que o transforma em réu pela acusação de estelionato e crime contra o sistema financeiro. Pela denúncia Acir teria utilizado documentos falsos para comprovar a compra de sete ônibus novos ao custo de R$ 290 mil cada. A fraude teria ocorrido em 2002 quando Acir era diretor das filiais da Eucatur em Manaus (AM) e contraído empréstimo junto ao BASA. Os ônibus, na verdade não eram novos e custaram cada um R$ 12 mil. Receberam uma maquiagem com carrocerias novas e foram devidamente documentados como fabricados em 2004, quando na verdade o ano de fabricação foi 1993, diz a denúncia. A fraude só foi descoberta pela Delegacia Especializada em Acidentes de Trânsito de Manaus, provavelmente após algum desses veículos serem periciados após acidente. De acordo com o relator do processo, Acir teria induzido a instituição financeira ao erro ao liberar mais de 1.5 milhões mediante documentos falsos. Parece coisa de gente que precisa disso.
Com mandato
O governador Confúcio Moura (PMDB) que voltou com toda a volúpia à atividade de escriba em seu blog pessoal parece ter mudado a forma de atuar politicamente. Ele havia deixado claro que iria prestigiar políticos com mandato e a prova de que ele pretende levar a cabo o que prometeu foram as nomeações que fez para a Secretaria de Assistência Social e Idaron. O presidente regional do PT, Padre Ton, teria indicado para os cargos o Vereador Sid Orleans (SEAS) e Marcio Aparecido Atiles, ex-vereador de Rolim de Moura, para o IDARON. Porém, Confúcio ignorou o ex-deputado Padre Ton e nomeou Val do PT e José Alfredo Volpi, indicados pelos deputados estaduais petistas, Ribamar Araújo e Lazinho da Fetagro, de quem ele mais precisa.
Migração
Por falar em Confúcio, o governador aposta na crise de água que ocorre na região sudeste, especificamente nos estados de São Paulo, Minas e Rio de janeiro, par alavancar a indústria de Rondônia, Mato Grosso (os dois) e Tocantins. Indústrias precisam de água e energia. A crise de água anunciada há décadas para a região sudeste parece ter chegado para ficar por conta da escassez de chuvas, cada vez maior naquela região graças aos severos crimes ambientais praticados por lá desde o Brasil Colônia. O centro-oeste e o norte, especificamente Rondônia, tem água em abundância o ano todo e assim continuará se a consciência de preservação ambiental se consolidar. De resto temos a saída pelo Pacífico consolidada e o sistema ferroviário em gestação. É possível sonhar.
Holofotes
Ao contrário dos outros presidentes da Câmara de Vereadores de Vilhena, o atual Júnior Donadon, tem sido eficiente no uso da mídia. Tem seus motivos, pois almeja algo além do Palácio Nadir Ereno Graebin. Contratou um profissional eficiente (Esteban Vera) e tem ocupado todos os espaços midiáticos possíveis. O exagero aos holofotes, às vezes funciona, em outras, o contrário. O uso moderado quase sempre é recomendado.
Tiro ao alvo
Parte da imprensa rondoniense tem feito apostas poucos acertadas em relação às substituições no governo Confúcio. Primeiro centrou fogo no Secretário de Agricultura Evandro Padovani que perderia a cadeira para o PT ou PSB. Agora apontam para Emerson Castro, da Casa Civil, que estaria com um pé no cadafalso por conta da exigência de um grupo de deputados insatisfeitos com o rapaz. Está correto que nesse novo mandato Confúcio pretende atender melhor os parlamentares, mas tudo tem limite. Vou na direção contrária do que apontam alguns colunistas políticos e aposto que ambos estão prestigiados no governo.
Ainda não
Engomando o terno para assumir uma cadeira no parlamento estadual, o suplente de deputado Ezequiel Neiva terá que esperar mais um pouco. A sessão da ALE que criaria a secretária englobando o DER e o DEOSP marcada para estar quarta-feira (11) foi cancelada. A supersecretaria será criada para abrigar o deputado Lebrão no comando o que abriria uma vaga na ALE para Neiva. O assunto deve entrar em pauta em breve. Ou não.
DER
Com supersecretaria ou não o deputado Luizinho Goebel (PV) trabalha para trazer uma residência do DER par Vilhena. Para atender prioritariamente a malha viária dos municípios de Vilhena e Chupinguaia e garantir aos produtores estradas acessíveis o ano todo.
Protestos
Despencando em popularidade o governo Dilma treme só de ouvir falar sobre os protestos marcados para o próximo dia 15 em todo o país. Exatamente como eles fizeram com o presidente Collor culminando com seu impeachment em dezembro de 1992. Quem com ferro fere…
Estão fora
O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários bem que tentou incluir na pauta de reivindicações dos transportadores de grãos do Cone Sul um aumento salarial para os motoristas, mas foram barrados das manifestações. Ocorre que o movimento é patronal e defende os interesses dos donos e não dos empregados. Se os motoristas quiserem aumento terão que fazer sua própria greve. Entenda.
Esporte preferido
E por falar em protestos de transportadores, a reunião de segunda-feira (09) no CTG de Vilhena, contou com a participação do empresário Jaime Bagattoli e, como sempre, sua participação foi barulhenta. Conhecedor profundo de toda a cadeia que cerca as commodities de grãos, o empresário explanou com conhecimento de causa tudo o que envolve o tema. Depois passou a praticar seu esporte preferido, que é criticar tudo o que é político, de vereador a presidente da República. Em muitos casos, há de se concordar, com razão.
Caixinha para os militares
No extremo de sua indignação com a classe política e com o governo federal Jaime chegou a dizer que daria 200 mil (não se sabe se em real, dólar ou euro) para os militares darem um golpe e derrubar o governo do PT. Bem, já é um bom começo, mas os militares terão que ter mais apoio de pessoas (bem) intencionadas como o empresário vilhenense. Em se tratando de caixa o PT está bem mais forte. Segundo os delatores da operação Lava Jato, o partido de Dilma e Lula teria recebido cerca de duzentos bilhões de dólares de propina da corrupção da Petrobras.
Cá prá nós
Com toda a sinceridade, gostaria muito que os partidos dessem uma oportunidade para Jaime Bagattoli se candidatar a qualquer cargo político. Em 2012 o PMDB lhe negou a vaga para prefeito. Por outras vias Jaime já tentou se envolver na política local. Em 2009 passou a presidir o Observátório Social, criado para ser uma espécie de órgão fiscalizador da gestão política. Em 2010, sem obter algum resultado positivo, abandonou a entidade, que nem existe mais. Jaime não perde a oportunidade de criticar os políticos, todos indistintamente, repito, em muitos casos, com razão. Reitero minha sinceridade: gostaria muito de vê-lo eleito para que ele possa usar toda essa energia em prol da sociedade. Talvez fosse até seu eleitor. Gostaria de vê-lo faze diferente dos que ai estão. Portanto, senhores “donos” de partidos. Caso ele queira, convide-o para fazer diferente.
Arremate
Enfim, uma boa notícia na televisão brasileira. O programa BBB está com os dias contados. A porcaria global despenca igual a presidente Dilma nos índices do Ibope. O atestado de óbito já está lavrado: 2016.
Texto: Vitor Paniágua
Foto: Divulgação