O pilates é atualmente um dos métodos mais procurados em academias por aqueles indivíduos que querem cuidar do corpo, da postura e da própria consciência corporal. O que muitas pessoas não sabem é que o Pilates pode ser utilizado para tratamento e reabilitação.
O site Extra de Rondônia entrevistou a fisioterapeuta Litiê Ferreira para falar sobre o assunto, dando dicas em que casos são recomendados a prática do pilates na reabilitação. De acordo com Lítiê, a prática do pilates é excelente para pacientes que necessitam de fortalecimento, flexibilidade e estabilidade da coluna.
Extra de Rondônia: Qual a indicação do pilates na reabilitação?
Litiê Ferreira- O método Pilates é bastante recomendado na reabilitação na condromalácia patelar, artroses, artrite reumatóide, e em disfunções musculoesqueléticas como síndrome do piriforme, escoliose, espondolistese, espondilólise, estenose do canal vertebral, espondilite anquilosante, dor crônica na coluna lombar, síndrome do impácto do ombro, fibromialgia, entre outros. É um método que abrange uma faixa etária ampla que vai da infância até pessoas que se encontram na terceira idade.
Extra de Rondônia: Qual a diferença do Pilates em relação às outras atividades físicas?
Litiê Ferreira- A diferença é que aqui na Reabilitação, o nosso paciente é acompanhado por um fisioterapeuta, profissional apto a lidar com alterações posturais, patologias e dores, condições típicas nos pacientes que buscam nosso serviço.
Extra de Rondônia: Como são realizados os atendimentos?
Litiê Ferreira – Os atendimentos de Pilates voltados para a parte de reabilitação vão fazer uso de todos os acessórios dentre eles estão: bolas de diferentes dimensões, thera-bands, rolos, discos de propriocepção, bastão, magic circle, entre outros. Porém no início do processo de reabilitação se recomenda iniciar nos equipamentos para facilitar a execução dos movimentos, são eles: cadeira Combo ou Wanda, Cadillac ou Trapézio, Reformer, Wall Unit ou Unidade de Parede e o Ladder Barrel.
Extra de Rondônia: Quais os horários e dias de atendimento?
Litiê Ferreira – Temos horários das 6h às 21h de segunda a sexta-feira.
Extra de Rondônia: Quantos alunos por horário, e quantas horas de aula?
Litiê Ferreira – Individual e grupo (de três pessoas por instrutor), sendo uma hora de aula.
Extra de Rondônia: Precisa de quanto tempo para o paciente ver resultados?
Litiê Ferreira – Para resultados palpáveis, o ideal é praticá-lo por, pelo menos, três meses.
Para as pessoas que desejam conhecer o método é só ir até o Studio Litiê Ferreira que fica localizado na Avenida Major Amarante, número 4119, no Centro Empresarial Capra, no segundo andar, na sala 203, no centro de Vilhena e marcar uma avaliação. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (69)3321-6144/8436-3574/8118-9679/9966-9300.
Texto: Extra de Rondônia
Fotos: Divulgação