O Governador Confúcio Moura (PMDB) deu seu primeiro bolo do segundo mandato no Cone Sul. Ele mandou sua assessoria de comunicação anunciar que estaria no maior município da Região Sul de Rondônia para a inauguração da quadra poliesportiva do CEEJA, na manhã desta sexta-feira, 27. No local e hora marcados lá estavam todos os convidados, além de alunos e representantes políticos à espera do chefe do executivo estadual.
Depois de mais de uma hora de atraso (o que é típico do cerimonial de Confúcio Moura) o evento começa oficialmente com a titular da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) Fátima Gaviolli comandando o evento.
No local nenhum assessor de Confúcio se deu ao trabalho de informar que o Governador não estaria presente, muito menos avisou com antecedência acerca de sua ausência.
A informação extraoficial que circulava entre os presentes é que de o líder do poder executivo estadual optou não vir a Vilhena por conta da pressão que vem sofrendo, por parte de seus correligionários locais, para se posicionar definitivamente quanto às escolhas dos chefes das representações regionais das secretarias no Cone sul.
VAI E VEM
Assessores diretos do Governador confirmaram no início da semana que a ex-secretária municipal de educação em Vilhena, Raquel Donadon (que foi candidata a deputada federal em sua coligação) havia sido nomeada para assumir o comando da coordenadoria regional de educação no Cone Sul.
Já na manhã desta sexta-feira, alguns assessores locais de Confúcio relataram que ele voltou atrás na decisão. O Governador tomou o comando da regional de Raquel alegando que ela é servidora aposentada.
A situação constrangedora é iminente, uma vez que o atual coordenador de educação, Edson Nogueira está presente nos eventos oficiais realizados pelo Governo do Estado na região. Nem Edson, muito menos Fátima Gaviolli sabem a quantas anda essa história de substituição.
O Extra de Rondônia tentou contato com a professora Raquel Donadon para comentar o assunto, porém até o fechamento desta matéria ela não foi encontrada para falar a respeito da situação.
INCOERÊNCIA
Em sua última visita a Vilhena, para o lançamento oficial do ano letivo, Confúcio Moura falou em seu discurso que pretende fazer um mandato diferente do primeiro, principalmente no que diz respeito às relações interpessoais (completamente prejudicadas por seus assessores diretos, a exemplo de Vilma Alves e Major Gualberto, que não têm a menor noção de assessoria, e acabam refletindo seus despreparos na imagem de Confúcio) com companheiros políticos, e população em geral.
A incoerência, com pitadas de ironia, é que ele mesmo se contradisse faltando a um evento agendado e confirmado há dias. Simplesmente sumiu, não deixou ninguém responsável para justificar seu paradeiro. O resultado foi um super atraso na solenidade, e muitos correligionários insatisfeitos porque estavam esperando audiência com o Governador.
Texto: Extra de Rondônia
Foto: Extra de Rondônia