Para a delegada Solângela Guimarães, chefe da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher, e Proteção a Criança e Adolescente (DEAM), as mulheres têm muitos motivos para comemorar no Dia Internacional da Mulher, que será celebrado neste domingo, 8.
Segundo a delegada, atualmente as mulheres estão ocupando cargos que antes eram ocupados apenas por homens. “A cada dia as mulheres estão se capacitando, e se destacado no mercado de trabalho. Com sensibilidade, as mulheres conseguem desempenhar várias funções como cuidar da família, dos filhos, do casamento e ainda exercer sua vida profissional”, disse.
Em entrevista ao Extra de Rondônia, Solângela destacou a implantação da Delegacia da Mulher foi uma das conquista para as vilhenenses, por oferecer um atendimento diferenciado. “A mulher é vitima, e se ela não tem atendimento adequado é vitima novamente, sofre por inúmeros constrangimentos. Aqui na delegacia temos uma equipe que atende as mulheres, e os casos são investigados de maneira sigilosa sem expor a vida delas”, explica.
De acordo com a delegada, Vilhena é um dos únicos municípios que trabalha em rede para oferecer atendimento às mulheres. Assim quando as mulheres denunciam o caso elas são encaminhadas para Centro de Atendimento à Mulher (CAM), onde recebem gratuitamente atendimento. Ainda nos caso mais graves que as mulheres precisam ficar afastadas de suas casas a cidade conta com uma casa abrigo.
Solângela afirma que ainda é preciso lutar contra a violência, pois muitas mulheres ainda sofrem caladas. A delegada destaca é que importante que as mulheres que são vitimas de algum tipo de violência quebrem o silêncio e busquem a ajuda denunciando o caso. Mais informações podem ser obtidas traves do telefone (69) 3322-5851.
Em caso de violência sofrida, além da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, a vítima também pode receber auxílio pela Central de Atendimento à Mulher (180), em todo o território nacional.
Texto: Extra de Rondônia
Foto: Extra de Rondônia