Principal liderança política preocupada com a violência que assola Vilhena, o vereador Junior Donadon (PMDB), presidente da Câmara Municipal, esteve em Goiânia na última semana, visitando órgãos ligados à segurança pública.
Um deles foi a Guarda Civil Metropolitana, que deverá ser implantada em Vilhena em 2016, conforme ofício enviado ao parlamentar pelo Executivo vilhenense.
O modelo implantado em Goiânia chamou a atenção de Junior Donadon em função do eficaz resultado na proteção do patrimônio público municipal, tendo poder de polícia administrativa e a execução das políticas e diretrizes relacionadas à segurança urbana preventiva e a defesa civil.
Fundada em 26 de abril de 1988 e atualmente com mais de 1.500 efetivos, a Guarda Municipal de Goiânia é referência no Brasil.
Na sede da instituição, Junior Donadon manteve audiência com o Presidente/Comandante Elton Ribeiro Magalhães, responsável pela corporação, que demonstrou ao vereador vilhenense os resultados positivos do órgão, que iniciou com uma equipe pequena.
Junior Donadon pretende expor, em sessão ordinária e na tribuna da Câmara, os resultados da audiência, que trará benefícios ao município de Vilhena, no relativo ao setor de segurança pública. Inclusive, o vereador vai entregar à prefeitura, um antiprojeto de Lei do modelo implantado em Goiânia para que sirva como referência em Vilhena. “Muitos municípios do país já adotaram a Guarda Municipal como forma de prevenção e enfrentamento à violência. Atuam, também, na repressão da criminalidade integrada com as Policias Civil e Militar. O trabalho é baseado com responsabilidade e comprometimento junto à comunidade. Certamente, Vilhena ganha com a implantação desta autarquia municipal”, destacou o vereador.
PROJETOS DE SEGURANÇA
A Guarda Municipal é mais um projeto de Junior Donadon, entre outros requeridos ao Executivo, na área de segurança pública. Em sessão ordinária, a Câmara aprovou, por unanimidade, Projeto de Lei n° 4.498/2015 que dispõe sobre a criação da Monitoria de Mediação de Conflitos na Rede Municipal de Ensino em Vilhena.
Também, e por unanimidade, os parlamentares aprovaram Projeto de Lei de nº 4.496/2015, autoria de Junior Donadon, instituindo a Campanha de Valorização do Professor e Combate à Violência no Ambiente Escolar. Ambos projetos têm por objetivo primordial proteger os alunos e resgatar o respeito pelo professor.
Texto e Foto: Assessoria