Os senadores Valdir Raupp (PMDB) e Ivo Cassol (PP) receberam nesta semana o repúdio de um grupo de vilhenenses. O motivo: retiraram apoio à CPI para apurar a concessão de empréstimos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O repúdio, feito de forma irônica através de uma faixa, foi colocado no ginásio de esportes “Jorge Teixeira de Oliveira”. “Parabéns Cassol e Raupp, BNDES e PT agradecem”, diz a mensagem.
A princípio, segundo a imprensa nacional, apenas Cassol foi o único senador de Rondônia a ser contra a CPI, conforme divulgou a revista Veja, edição da última semana.
A Comissão que institui a CPI ficou momentaneamente inviabilizada por não ter o mínimo de 27 assinaturas dos senadores. 22 foram favoráveis.
Desde que detectou uma mobilização em favor da criação da CPI do BNDES, o governo federal tem trabalhado para evitar que o grupo de investigação seja viabilizado.
O temor do Executivo é que seja escancarado o esquema de distribuição de dinheiro pelo banco de fomento a aliados do governo petista, inclusive empréstimos para exportações brasileiras a nações como Angola, Cuba, Equador e Venezuela.
Texto: Extra de Rondônia
Fotos: Extra de Rondônia