A vereadora Marta Moreira (PSC) ocupou a tribuna da Câmara Municipal, na manhã desta quarta-feira, 22, para fazer uma grave denúncia: catadores de lixo trabalham de forma desumana no município.
Ela chamou a responsabilidade do Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Vilhena (SAAE), autarquia que comanda a coleta de lixo em Vilhena. Segundo ela, ao visitar um barracão construído numa área doada pela prefeitura, no Setor 13, testemunhou a precariedade do trabalho das pessoas que fazem parte da Associação dos Catadores de Lixo. No local é depositado o lixo proveniente dos vilhenenses e os trabalhadores fazem a separação dos resíduos que irão ao aterro sanitário.
A vereadora diz que ficou horrorizada com a situação. Ela pediu a ajuda do Ministério Público e requereu, via ofício do Poder Legislativo, providência da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Vigilância Sanitária e do próprio SAAE. “As pessoas trabalham sem máscaras, sem luvas, e estão propensas a diversas doenças. É uma situação lamentável”, finalizou.
Ainda, na sessão, o presidente da Casa de Leis, Junior Donadon (PMDB), determinou a assessoria legislativa para que envie ofícios aos órgãos competente citados pela vereadora.
Texto e Foto: Assessoria