Detentos que estão no regime semiaberto terão o benefício da saída temporária devido a comemoração do dia das Mães, no próximo domingo, 10. Em Cerejeiras, 16 presos já deixaram o presídio às 08h00 da manhã deste sábado, 9.
O benefício é concedido a presos que cumpram a pena há determinado período e tenham bom comportamento. Presos que cometerem crimes durante o “saidão” e forem pegos em flagrante perdem todos os direitos já alcançados e a pena do novo crime soma-se às outras.
A saída temporária é concedida aos detentos desde 1984, através da lei 7.210 da lei de Execução Penal.
Além do dia das Mães, os apenados também recebem os benefícios em outras datas comemorativas como é o caso da Páscoa, dias das crianças e Natal.
Segundo o diretor geral do presídio, Márcio José Pacheco, todos os beneficiários estarão sendo monitorados através das pulseiras eletrônicas e deverão rigorosamente seguir as normas da lei.
Eles deverão, obrigatoriamente, retornar ao sistema prisional no próximo dia 14 até às 18h00. Caso algum não cumpra com a determinação, o apenado passa a ser considerado foragido da justiça.
Texto: Extra de Rondônia
Foto: Arquivo E/R