Mesmo significando a permanência do atual custo e elevação da representatividade popular no Poder Legislativo, os vilhenenses parecem querer que a Câmara de Vereadores tenha menos integrantes na próxima legislatura.
É o que indica enquete realizada pelo Extra de Rondônia nos últimos dias. O resultado até esta tarde de segunda-feira, 11, revela que nada menos que 71% dos participantes da sondagem informal optaram por esta alternativa.
Os demais resultados revelam que 12% dos que votaram estão satisfeitos com a formação atual; 8% querem mais cinco vereadores; 5% acham que o ideal seriam treze cadeiras; e 4% querem apenas mais um representante popular na Casa de Leis.
Entre aqueles que terão poder para decidir a questão, os próprios vereadores que hoje exercem mandato, parece ter havido reversão na tendência de não promover modificações. A reportagem conversou com todos os parlamentares acerca do assunto, e apenas Maria José da Farmácia declarou ser contrária a elevação do número de cadeiras no Plenário.
Marta Moreira, Célio Batista, Jairo Peixoto, Professora Valdete, Marcos Cabeludo e Junior Donadon são favoráveis ao aumento do número de vereadores, e quem abriu totalmente o pensamento disse que apoia a existência de mais um parlamentar para a próxima legislatura.
Vanderlei Graebin e Carmozino Alves condicionam, respectivamente, suas decisões a vontade popular, ou ao que for definido após a reforma política anunciada pelos integrantes do Congresso Nacional. José Garcia disse que prefere permanecer “em cima do muro” quanto ao tema.
Falando a respeito do assunto, o presidente Junior Donadon disse que vai trabalhar no sentido de dotar a estrutura da Casa de Leis para receber novos integrantes, caso esta for a decisão. No entanto, a questão será definida apenas “aos 45 minutos do segundo tempo”, ou seja, só mesmo no final de setembro, pouco antes de se encerrar o prazo final exigido pela legislação para que a mudança tenha valia nas eleições do próximo ano.
Por isso, é de se esperar outras reviravoltas em torno da questão, norteadas pela opinião pública. Só para lembrar, mesmo contando com população que não chega a um terço da existente em Vilhena, a cidade vizinha de Colorado do Oeste tem mais vereadores que o Portal da Amazônia.
Fonte: Extra de Rondônia
Foto: Extra de Rondônia