O ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, visitou a Rondônia Rural Show, evento realizado em Ji-Paraná, na tarde desta sexta-feira, 29.
Ele conheceu as potencialidades do estado que é o segundo maior produtor de pescado do país. Em discurso, afirmou que Rondônia é a nova fronteira de oportunidades do Brasil.
Ao conhecer a vitrine de pescado, o ministro disse aos produtores para que creiam na viabilidade do negócio, pois o peixe produzido em Rondônia abastece outros estados brasileiros, inclusive o Amazonas.
Barbalho essaltou a importância de se investir na qualificação do produtor e de políticas públicas para diminuir os custos de produção no país e citou como exemplo a desoneração de impostos como PIS e Confins para diminuir o preço da ração.
O governador Confúcio Moura disse que estava honrado com a presença do ministro que veio a Rondônia para prestigiar a Rondônia Rural Show, maior feira de negócios da região norte e afirmou que produzir peixe em Rondônia é um bom negócio. “O produtor deve produzir peixes aliado a outras atividades; o segredo é a diversificação no campo”, salientou o chefe do executivo estadual.
Confúcio Moura afirmou que quando assumiu o governo do estado em 2011 a produção de peixe era de 12 mil toneladas ano. Hoje a produção é de 80 mil toneladas ano, e a meta é chegar ao final de 2018 com uma produção de 250 mil toneladas.
Confúcio citou uma frase do ex-governador do Amazonas José Lindoso que dizia: “O boi da Amazônia é o peixe”. O governador destacou a importância da diversificação das atividades no setor produtivo. “Nós produzimos a vaca de leite, de corte e peixe”, afirmou.
Barbalho disse que tem construído boas parcerias com estados e municípios e que aceita as provocações das parcerias. “Rondônia já tem feito o dever de casa, quando o governo do estado constrói segurança jurídica para o setor”, sinalizando positivamente para o projeto do complexo.
Ao final do evento, o governador Confúcio Moura presenteou o ministro Helder Barbalho com uma placa em agradecimento pela visita a 4ª edição da Rondônia Rural Show.
Texto: Assessoria
Foto: Divulgação