Profissionais de enfermagem lotaram as instalações da Câmara Municipal de Vilhena, na manhã desta terça-feira, 9, durante a sessão legislativa, para receber Moção de Aplausos.
A homenagem, de autoria do vereador Junior Donadon (PMDB), presidente do Poder Legislativo, também marca a passagem do Dia Internacional dos Enfermeiros, ocorrida em 12 de maio.
Ao usar a tribuna legislativa, o parlamentar destacou o relevante trabalho desenvolvido por estes profissionais na área de saúde do município. “É motivo de honra receber esta categoria na Câmara Municipal, profissionais que tanto contribuem com o nosso município. O enfermeiro é hoje um dos principais protagonistas do sistema de saúde, pois cabe a ele assistir os pacientes, monitorar o progresso e os resultados desejados, desenvolver o plano de cuidados interdisciplinares e aprimorar a qualidade e a segurança, bem como educar pacientes e outros membros da equipe multidisciplinar de assistência. A enfermagem envolve também o ensino, a pesquisa, a participação na formulação das políticas de saúde e na gestão de sistemas de saúde. Ao contrário do que se poderia pensar, o enfermeiro não é um seguidor de ordens. Ele é encarregado de orquestrar a complexa cadeia de elementos e recursos necessários para oferecer arte, ciência e segurança. É, também, um ouvidor, defensor e mediador dos interesses do paciente, oferecendo compaixão e dignidade”, destacou o parlamentar, ao repetir opinião publicada pelo Hospital Albert Einstein.
Durante a sessão, dos representantes da categoria – Stella Cavalcante (gerente do Hospital Regional) e Daniel Peixoto – receberam a Moção de Aplausos, enquanto o enfermeiro Luiz Antônio de Oliveira usou a tribuna da Casa de Leis para enumerar as reivindicações da classe, entre eles, reajuste salarial, o cumprimento do Plano de Cargos e Carreira da saúde e o aumento do valor das horas extras. “Agradecemos ao vereador Junior Donadon pela homenagem e oportunidade de nossas reivindicações serem ouvidas”, disse Oliveira.
No final da cerimônia, Junior Donadon e demais vereadores, se mostraram sensíveis às demandas dos enfermeiros e sugeriram a formação de uma Comissão para encontrar soluções às reivindicações junto ao Executivo Municipal.
Texto e Foto: Assessoria