O Hemocentro de Vilhena comemorou neste sábado, 13, o Dia Mundial do Doador de Sangue, com um arraial. No evento foram servidas várias comidas típicas como canjica, milho, e distribuídas camisetas alusivas à data para os doadores vilhenenses.
Com uma decoração temática o Hemocentro recebeu vários doadores de sangue. A assistente social do Hemocentro de Vilhena, Michely Noeli Toleto, explicou que o Dia do Doador de Sangue é celebrado no domingo, 14, mas a comemoração foi antecipada.
De acordo com Michely, a comemoração serve para homenagear e incentivar os vilhenenses a doarem sangue. “Queremos agradecer a todos os doadores do Cone Sul por ajudar vidas”, disse Michely.
O Hemocentro de Vilhena é responsável por atender pacientes da UTI e também as pacientes que sofrem de doenças crônicas, além de pacientes de todo o Cone Sul que necessitam de doação de sangue informa Michely.
Quem pode doar sangue
Para doar sangue os candidatos precisam estar com boa saúde, idade entre 16 anos completos e 69 anos e peso acima de 50 kg. É necessário portar documento oficial com foto, válido em todo território nacional. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas: AIDS, Sífilis, Doença de chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sanguínea.
Para quem deseja doar sangue pode ir até o Hemocentro de Vilhena que fica localizado na Avenida Jô Sato, ao lado do Hospital Regional e atende das 7h às 13h de segunda-feira a sábado.
Texto: Extra de Rondônia
Fotos: Extra de Rondônia