Apesar do noticiário estar restrito praticamente ao desenrolar dos entendimentos políticos visando as eleições do ano que vêm, nas outras seis cidades sulistas o tema também está em franca ebulição. A movimentação de bastidores é intensa, e a disputa pela vaga para concorrer a prefeito tem norteado a pauta política em toda a região. Como sempre, as discussões giram em torno de nomes e não de partidos, com as legendas ficando em destaque apenas no caso da disputa proporcional. O panorama pode ser assim delineado nas cidades periféricas do Portal da Amazônia:
CORUMBIARA
Apesar de ser um dos menores colégios eleitorais da região é uma cidade em que a disputa está mais dividida. Pelo menos quatro nomes despontam nas especulações, sendo que todos admitem estar dispostos a enfrentar o desafio das urnas. O atual prefeito Deocleciano Ferreira deve tentar a reeleição, podendo enfrentar o empresário Claudinei Marcon, o atual vereador Geraldo Ferreira, e até mesmo servidor da saúde Leandro Vieira. A tendência é que ocorra afunilamento, mas pelo menos três candidatos deverão estar na disputa.
CEREJEIRAS
Com prerrogativa de disputar mais uma vez, o prefeito Airton Gomes tentar reverter a rejeição que tem na área urbana para enfrentar o pleito. Contra ele poderá estar o ex-prefeito Kleber Calisto, que primeiro terá que superar problemas de ordem judicial que atualmente o impedem de ser candidato. Outro cotado é o ex-deputado Ezequiel Neiva, o qual poderá disputar no caso de impedimento de Calisto. Os dois estão juntos no grupo de oposição que quer tirar Airton do Paço Municipal.
COLORADO DO OESTE
Alçado da condição de vice a titularidade do Executivo, Josemar Beatto vai para sua terceira eleição municipal seguida. O confronto poderá ser contra o atual dirigente do DER regional, Paulinho da Cenacol; mas o radialista Edmilson Rodrigues – o “Edinho da Rádio” – não esconde a pretensão de ser candidato a prefeito, assim como a vereadora petista Marilei Novaki Lima.
CABIXI
Semelhante a Vilhena, por lá a decisão passará por dois políticos com experiência do Executivo local. O prefeito Izael Dias finda o segundo mandato tentando deixar sucessor no cargo, sendo que o funcionário público e cantor Valmir Makowiak é seu preferido. Do outro lado, o ex-prefeito Bau tenta emplacar o filho Michel Barroso, que atualmente é vereador.
CHUPINGUAIA
O prefeito Vanderlei Palhari sai do cargo após oito anos tendo conseguido a proeza de não conseguir estabelecer liderança a ponto de ter um nome para apoiar. Assim, a disputa deverá girar em torno dos nomes do empresário Vilson dos Santos, da ex-vereadora Sheila Mosso e do atual presidente da Câmara de Vereadores Valmir Passito.
PIMENTEIRAS DO OESTE
O prefeito João Miranda tem a prerrogativa de tentar a reeleição, por isso apesar das negativas acerca do assunto deverá concorrer. Pode ter pela frente o ex-prefeito Carlos Rogério, que depois de viver um tempo fora da cidade está de volta; assim como o atual presidente da Câmara Municipal, Gilmar Cavalcanti.
Fonte: Extra de Rondônia
Foto: Divulgação