11265660_502114039963675_662311532_o
Alunos visitando uma área de reflorestamento

Acadêmica do curso de matemática, Josiane Costa Barros, e bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), está desenvolvendo um projeto de pesquisa contextualizando o ensino da Matemática com o meio ambiente.

A estudante estuda o 3º semestre de licenciatura em matemática no Instituto Federal de Rondônia (IFRO), campus Vilhena.

O PIBID é um programa do Governo Federal financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e tem rendido bons frutos no município.

A proposta deve levar os alunos a refletir sobre a importância do reflorestamento de áreas degradadas e mostrar que com a ajuda da matemática e da tecnologia é possível fazer reflorestamento com manejo sustentável, o que além de ajudar a natureza a se recompor, ainda propicia ao proprietário da área recuperada a ter uma renda extra no futuro.

Dentre os conteúdos matemáticos a serem trabalhados destacam-se: regra de três, geometria, escala, razão, proporção, sistema de unidade de medidas envolvendo área e volume, dentre outros.

O projeto ainda está em andamento e a aluna fez uma visita técnica com os alunos da Escola Álvares de Azevedo numa área de reflorestamento no sitio de Carlos Gava, químico do SAAE/Vilhena.

Os trabalhos são supervisionados e orientados pela professora Joice Gurkewicz, do Álvares e pelo Coordenador de Área do PIBID do IFRO/Campus Vilhena, Professor Claudinei de Oliveira Pinho.

11824100_502113836630362_1637062014_n
Josiane Barros, no centro, de saia e com a sacola em mãos

11265660_502114039963675_662311532_o11821465_502114149963664_542903275_o11823905_502113986630347_56911194_n11830947_502113916630354_2001190628_n

Texto: Extra de Rondônia/ Assessoria

Fotos: Divulgação

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO