Acadêmica do curso de matemática, Josiane Costa Barros, e bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), está desenvolvendo um projeto de pesquisa contextualizando o ensino da Matemática com o meio ambiente.
A estudante estuda o 3º semestre de licenciatura em matemática no Instituto Federal de Rondônia (IFRO), campus Vilhena.
O PIBID é um programa do Governo Federal financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e tem rendido bons frutos no município.
A proposta deve levar os alunos a refletir sobre a importância do reflorestamento de áreas degradadas e mostrar que com a ajuda da matemática e da tecnologia é possível fazer reflorestamento com manejo sustentável, o que além de ajudar a natureza a se recompor, ainda propicia ao proprietário da área recuperada a ter uma renda extra no futuro.
Dentre os conteúdos matemáticos a serem trabalhados destacam-se: regra de três, geometria, escala, razão, proporção, sistema de unidade de medidas envolvendo área e volume, dentre outros.
O projeto ainda está em andamento e a aluna fez uma visita técnica com os alunos da Escola Álvares de Azevedo numa área de reflorestamento no sitio de Carlos Gava, químico do SAAE/Vilhena.
Os trabalhos são supervisionados e orientados pela professora Joice Gurkewicz, do Álvares e pelo Coordenador de Área do PIBID do IFRO/Campus Vilhena, Professor Claudinei de Oliveira Pinho.
Texto: Extra de Rondônia/ Assessoria
Fotos: Divulgação